Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio  Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio  Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio 

A funcionar desde 1988, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário do Dr. João Lúcio fica localizada em Bias do Sul (Lat.: 37º 3` 32`` N; Long.: 7º 45` 25`` W), na freguesia de Moncarapacho, concelho de Olhão, distrito de Faro. Dista cerca de 6 Km da sede de freguesia e cerca de 2 Km da freguesia mais próxima - Fuseta, isolada numa zona rural e constituindo uma área periférica, quer do concelho de Olhão, quer do concelho de Tavira.

Construída numa área de 23.000 m2, era inicialmente composta por 4 edifícios: 1 bloco administrativo, 3 blocos de salas de aula e um campo de jogos ao ar livre. Denominada Escola Preparatória e Secundária (C+S) da Fuseta, albergou no ano de início cerca de 500 alunos, distribuídos por 8 turmas de 2º ciclo do ensino básico e por 12 turmas de 3º ciclo do ensino básico, 24 não docentes e 46 docentes. Neste mesmo ano viu alterada a sua designação para Escola Preparatória e Secundária (C+S) do Dr. João Lúcio, figura prestigiada e de valor excecional na Jurisprudência, Parlamento, Artes e Letras, e em virtude de um concurso de ideias em que participaram ativamente alunos, professores e pessoal não docente, viu-se identificada pela insígnia que ainda hoje ostenta nos seus mais variados documentos.

No ano letivo de 1989/90, mediante proposta da Escola e posterior autorização do Ministério da Educação, a Escola C+S do Dr. João Lúcio vê incluída na sua oferta curricular o ensino secundário diurno e o início do 3º ciclo noturno (1º CGL), e ainda a constituição de uma turma de 2º ciclo de ensino recorrente, assegurando assim duas vertentes essenciais no seu funcionamento - por um lado a educação de jovens desde o 2º ciclo até ao ensino pré-universitário, e por outro lado, através dos cursos noturnos, a educação de adultos que assim puderam completar ou dar continuidade aos seus estudos.

Como consequência desta crescente oferta curricular, que no ano letivo de 1991/92 abrangia todo o ensino secundário diurno (10º, 11º e 12º anos) e ainda a totalidade dos cursos noturnos (1º, 2º e 3º CGL; 1º e 2º CCL de índole literária), regista-se a primeira alteração do edifício escolar que, a partir de Janeiro de 1993, passa a contar com mais um bloco de salas de aula. Foi no ano de 1996 que se concretizou aquilo que os órgãos de gestão da Escola há tanto tempo vinham reivindicando: a construção do Pavilhão Desportivo ao abrigo do Programa Desporto Escolar 2000, e que entrou em funcionamento no ano letivo de 1996/1997.

Por despacho de 20 de Maio de 1999, de Sua Excelência o Secretário de Estado da Administração Educativa, foi homologada a constituição do Agrupamento englobando os seguintes estabelecimentos de educação e de ensino:

 - Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos com Ensino Secundário Dr. João Lúcio (Sede do Agrupamento);

 - Escola Básica do 1.º Ciclo da Fuseta;

 - Jardim de Infância da Fuseta;

 - Escola Básica do 1.º Ciclo de Bias;

No ano letivo 2012/2013 o Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio é agregado no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes juntamente com o Agrupamento de Escolas de Moncarapacho e com a Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes.

 

 

EB 2, 3 Dr. João Lúcio

Contacte-nos

Joomla forms builder by JoomlaShine

Tempo

Mostly Sunny

23°C

Olhão

Mostly Sunny

  • 24 Sep 2017

    Sunny 27°C 16°C

  • 25 Sep 2017

    Partly Cloudy 27°C 16°C

Go to top