Vídeo produzido pela turma do Curso Profissional de Multimédia (3ºG) sobre perigos/segurança na internet.

 25 de AbrilEsta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andersen, in "O Nome das Coisas"

 
No âmbito das comemorações dos quarenta anos do 25 ABRILde 1974, o Grupo disciplinar de História e o Departamento das Ciências Sociais e Humanas propõe-se desenvolver algumas atividades – palestras, visionamento do filme "Capitães de Abril", exposição de cartazes, música de intervenção – de modo a que a mensagem de Abril se mantenha viva entre a comunidade escolar.

Calendário de atividades

Gosto tanto de ti como do sal!O Projeto "Gosto tanto de ti como do sal" cuja candidatura foi apresentada, pelo Jardim de Infância de Moncarapacho, à 11.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola", foi contemplado com um prémio de participação - 1.º escalão, na 1.ª fase deste concurso de ideias.
O prémio foi hoje, dia 01 de abril,  entregue à coordenadora do projeto, Educ. Fátima Candeias (DRS Algarve - na presença do Delegado Regional de Educação do Algarve, Dr. Alberto Almeida) pela subdiretora da DGEstE e coordenadora nacional da Fundação Ilídio Pinho, Dr.ª Isabel Cruz e pelo vice-presidente da Fundação Ilídio Pinho, Eng.º Couto dos Santos.
 
 

Edições

#1 - Fevereiro.2014

Farol da Fifi #1

    #2 - Março.2014

   Jornal Escolar - O Farol da Fifi #2 

    #3 - Abril.2014

   Jornal Escolar-O Farol da Fifi 3 

  #4 - Maio.2014

Jornal Escolar - O Farol da Fifi

  #5 - Junho.2014

   Jornal Escolar - O Farol da Fifi 

Encontro Nacional de Educação em CiênciasA Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve acolhe, em 2014, o XV Encontro Nacional de Educação em Ciências (XV ENEC).
Sob o mote Tendências atuais em educação em ciências, o XV ENEC pretende constituir uma oportunidade de partilha e discussão de questões relacionadas com o ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de educadores e professores, o currículo e as políticas educativas, a relação entre a escola e a comunidade, a inovação didática e a formação em ciências físicas e naturais. Reconhecendo a importância das novas tecnologias educativas e o benefício da interação das ciências com outras áreas do conhecimento, é incentivado o diálogo entre as ciências e as artes, a literatura, as ciências sociais e as ciências do desporto.
O Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes esteve presente com o professor Carlos Canas Martins, membro da comissão organizadora e dinamizador do workshop Saída de campo à Ria Formosa e pelo professor Emanuel Bettencourt dinamizador do workshop TIC e as Ciências.

Ativiades Seguranet 2014/15Os desafios começaram no mês de outubro. Estão a participar, em nome do Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes, os alunos das turmas 1ºC (CP Técnico Secretariado), 1ºB (CP Gestão e Programação de Sistemas Informáticos) e os alunos do Currículo Específico Individual.  

Já decorreram 3 desafios conforme calendarizado. Neste momento a equipa “1ºC” constituída pelos alunos Hugo Pinto, Miguel Lisboa e Mónica Oliveira lideram a classificação, com 160 pontos.

Para todos, votos de continuação de bons desafios!

 

Informação Nº01/Exames - 14/15 (Teste “Preliminary English Test” (PET)) Para obtenção de uma certificação de proficiência linguística reconhecida internacionalmente, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas – QECR, os alunos dos 10º, 11º e 12º anos e dos cursos profissionais poderão realizar, a título facultativo, o teste Preliminary English Test (PET) de Cambridge English Language Assessment da Universidade de Cambridge.
O teste realizar-se-á nas seguintes datas:
- Componente escrita – dia 6 de maio de 2015, às 14 horas;
- Componente oral – em sessões a agendar pelos estabelecimentos de ensino, entre os dias 7 de abril e 5 de maio de 2015.
A inscrição para a realização do teste é feita pelos encarregados de educação, ou pelos alunos maiores de 18 anos, na plataforma eletrónica específica acessível através do sítio http://preliminaryenglishtest.iave.pt disponível até ao dia 22 de fevereiro de 2015.  
Para mais informações, os alunos interessados poderão:
- consultar o despacho n.º 15747-A/2014, de 30/12;
- contactar o respetivo professor da disciplina de Inglês.
dsc 0242Realizou-se, entre os dias 16 e 22 de Março, em Manchester, na escola "Wellacre Academy", Inglaterra, a terceira reunião de acompanhamento e avaliação do projeto ComeniusHealthy body, healthy mind. Este encontro, apenas de professores, teve como principal objetivo preparar a próxima visita com alunos, que irá decorrer em junho, em Hildesheim, na Alemanha.. A nossa escola foi representada pelas professoras Manuela Grazina (coordenadora do projeto) e Teresa Costa. Para além das reuniões diárias de trabalho, durante esta visita houve ainda espaço para um programa cultural, que incluíu uma visita a Lake District e a Liverpool, onde destacamos a visita ao Museu dos Beatles.
 

Scratch LogoPara o desenvolvimento da criatividade e do raciocínio lógico, matemático e científico a Universidade do MIT de Boston, EUA, desenvolveu uma plataforma, online, extremamente inovadora onde os alunos, desde tenra idade, podem dar os primeiros passos no mundo da programação. A ferramenta permite a partilha e o desenvolvimento colaborativo. No repositório de ficheiros do Scratch podemos encontrar um pouco de tudo, ou seja, desde pequenos jogos até software de grande complexidade.

O MIT desenvolveu uma ferramenta para o ensino de programação que se caracteriza pela agradabilidade e pela proximidade ao utilizador. O Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes não se alienou deste sucesso e promove o seu ensino nas disciplinas de TIC, 8º ano, e Aplicações de Informática, 12º ano.

Para terem uma ideia do que é o Scratch, deixamo-vos dois exemplos desenvolvidos pelos alunos da disciplina de Aplicações Informáticas (ver aqui exemplo 1; exemplo 2).

20140401 113019 webOs alunos do 1º ano do Curso de Técnico de Apoio à Infância, no âmbito do módulo de Técnicas de Manipulação, da disciplina de Expressão Corporal e Dramática, construíram fantoches em esponja. Depois de terem criado a personagem do seu fantoche e treinado a sua manipulação, os alunos irão brevemente pôr os seus fantoches a interagir com as crianças. Para tal está previsto que os alunos se desloquem a alguns infantários para criarem pequenos momentos de animação com os mais pequeninos. Os fantoches estão em exposição na biblioteca da ESFFL,  até ao final do 2º período.
  

FUTURÁLIA "=!$O nosso agrupamento participou, nos dias 28 e 29 de março, na mostra de atividades formativas integradas na FUTURÁLIA 2014, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL), com o tema "Projeta o teu Futuro".

A escola esteve representada por um grupo de 4 alunos e 2 professoras que, num dos stands destinados à promoção e divulgação da oferta formativa para o ensino secundário, apresentou o Curso Profissional de Técnico de Turismo.

Francisquíadas 2014Informa-se que regulamento específico da prova de leitura foi alterado, passa a constar apenas um momento de leitura e não de dois momentos, como tem sido nos outros anos. Assim, as turmas escolherão um de três textos selecionados.
Os três textos escolhidos pela organização são os seguintes:

"Como se esquece alguém que se ama" de Miguel Esteves Cardoso
"Quando vier a primavera" de Alberto Caeiro
"Cantiga de Abril" de Jorge de Sena

 

 

Francisquíadas 2014Informa-se que no dia 26 de março há uma reunião na sala D1.02 pelas 17 horas para dar informações, esclarecer eventuais dúvidas e proceder ao sorteio de entrada das turmas nas diferentes provas. Nesta reunião é obrigatória a presença de alunos responsáveis da turma e/ou do professor responsável.

SAM 7240

No dia  vinte e sete de março de dois mil e catorze, os Idosos do Centro de Dia da Fuseta vieram à Escola Dr João Lúcio, conviver algumas horas com a Professora Bernardina Martins e os alunos do 9.º B. Chegaram por volta do meio dia e foram até à sala de convivio, onde foram feitas as apresentações. Seguidamente foram encaminhados para o auditório onde assistiram  à  peça o “ Auto da India” representada pelos alunos do 9.º B. Cada aluno ficou responsável por um idoso, para os ajudar naquilo que fosse preciso.

 

 

Classificações do corta-mato regional, realizado no Estádio Algarve, dia 23 de Janeiro de 2015.

http://drealg.net/desportoescolar

Logo notruf 112 europaweitAssinala-se hoje, dia 11 de fevereiro (11/2), a nível Europeu, o dia do 112, Número Europeu de Emergência. Clique aqui para mais informações. 

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)Convite aos Pais/Encarregados de Educação dos alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes

Nos próximos dias 12 e 19 de fevereiro, irá realizar-se uma reunião para a apresentação do Programa de Orientação Vocacional (POV).
No dia 12, a apresentação decorrerá, às 18h, no auditório da EB 2,3 Dr. António João Eusébio e envolverá as turmas A e B do 9º ano deste estabelecimento de ensino.
No dia 19, a sessão terá lugar, às 17h 30m, no auditório da EB2,3 Dr. João Lúcio e destina-se às turmas A e B do 9º ano desta escola.

Compareçam!
A vossa presença é muito importante.

Para mais pormenores, clique aqui.

Internet Mais Segura 2015No dia 10 de fevereiro de 2015, comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. Este ano, o tema aglutinador é “Juntos vamos criar uma Internet melhor". Para assinalar a ocasião o nosso agrupamento vai realizar, ao longo da semana nas escolas do Agrupamento, as seguintes atividades:
Þ Debates em sala de aula
Þ Quiz sobre segurança na Internet
Þ Exibição de vídeos no hall da Escola EB 2,3 Dr. António João Eusébio
Þ Exposição de Cartazes " O que farias?" (Biblioteca da Escola Sede)
Þ Apresentação do documentário produzido pela turma do CP Multimédia (3ºG) sobre “Perigos/Segurança na Internet”.  
 
 

ExposiçãoLivrosDe 2 a 6 de fevereiro, está patente ao público, no Átrio da Biblioteca da Escola EB 2,3 Dr. João Lúcio, a exposição Livros que Fizeram História. A Biblioteca tem em exposição as obras apresentadas. Não perca esta oportunidade de conhecer grandes obras e grandes autores.

Na semana de 9 a 13 de fevereiro irá realizar-se na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, um exercício de evacuação, em colaboração com o Serviço Municipal de Proteção Civil, as Forças de Socorro e as Forças de Segurança para a criação de rotinas de comportamento e de atuação em caso de sinistro.
Pretende-se assim desenvolver procedimentos de planeamento, coordenação e de conduta de alunos, professores e funcionários e forma a melhorar as condições de segurança na Escola, face a eventuais situações de emergência.
Neste contexto, serão desenvolvidas ações de socorro inerentes ao cenário criado, que obrigará à movimentação de viaturas de bombeiros, de ambulâncias e forças de segurança.
Tal facto não deverá, porém, inquietar os pais e encarregados de educação bem como a população da cidade.
02 de fevereiro de 2015

 

cartaz bullying esfflA Biblioteca Escolar da Escola Secundária, em parceria com a Plátano Editora e com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, vai realizar uma sessão sobre o bullying, Plano Bullying - como apagar o Bullying da escola , que terá lugar no dia 20 de fevereiro, pelas 18h 30m, no auditório da escola.
Esta sessão é dirigida a toda a comunidade educativa, pelo que poderão assistir professores, funcionários, pais, encarregados de educação, não só do nosso agrupamento, como também do concelho de Olhão, em geral.
No mesmo dia, às 10h15 e 15h10, haverá sessões para os alunos do ensino secundário. Os professores que queiram participar com os seus alunos deverão fazer a inscrição na sala dos professores. A não perder!

 

cartaz bullying esfflA Biblioteca Escolar da Escola Secundária, em parceria com a Plátano Editora e com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, vai realizar uma sessão sobre bullying, que conta com a presença do autor do livro "Plano bullying - Como apagar o bullying da escola" , Dr. Luís Fernandes. A sessão, que terá lugar no dia 20 de fevereiro pelas 18h 30, no auditório da escola, destina-se à comunidade educativa, pelo que poderão assistir professores, funcionários, pais, encarregados de educação e alunos, não só do nosso Agrupamento, como também do concelho de Olhão, em geral.
No mesmo dia, às 10h15 e 15h10, haverá sessões para os alunos da escola secundária. Os professores interessados em participar com as suas turmas deverão fazer a inscrição na Sala dos Professores.
Go to top