Papilomavírus HumanoNo próximo dia 21 de novembro, sexta feira, realizar-se-ão três sessões de esclarecimento/sensibilização sobre HPV e vacinação.

As atividades terão lugar no auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, pelas 09.25h, 10.30 h e 11.30 h. As inscrições encontram-se na sala dos professores. A cada sessão só poderão assistir 95 pessoas.
As sessões serão realizadas por enfermeiras do Centro de Saúde de Olhão, da equipa de Saúde Escolar.

O HPV é um vírus sexualmente transmissível com a capacidade de infectar todas as pessoas, independentemente do seu sexo, idade, etnia ou localização geográfica.
 
 
O vírus do papiloma humano, HPV, é responsável por um elevado número de infecções, que, na maioria das vezes, são assintomáticas e de regressão espontânea. Porém, pode originar lesões benignas, como as verrugas anogenitais/condilomas acuminados e as lesões benignas da orofaringe. Em situações relativamente raras, pode evoluir para cancro, com destaque especial para o cancro do colo do útero. Desde o início dos anos 90, a associação deste vírus com o desenvolvimento do carcinoma do colo do útero, verrugas e outras patologias anogenitais, tem sido muito forte, acreditando-se hoje que esteja presente em 99% dos casos de cancro do colo do útero.