Parlamento dos Jovens 2018-19
De acordo com o disposto na alínea b), do n.º 3, do artigo 15.º, do Decreto-Lei /2018, de 6 de julho, no ensino secundário, a componente de Cidadania e Desenvolvimento é desenvolvida com o contributo de todas as disciplinas constantes nas matrizes curriculares-base e cabe à escola decidir como implementar a componente de Cidadania e Desenvolvimento. Nesta perspetiva, o projeto “Parlamento dos Jovens” tem constituído a base de orientação à primeira abordagem formal da Cidadania e Desenvolvimento neste nível de ensino, estimulando o gosto pela participação cívica e política, o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, estimulando as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, promovendo uma educação para a cidadania.

Dr. Fernando AnastácioNo decurso do desenvolvimento do projeto, hoje, 2.ª feira, dia 14 de janeiro, pelas 10.30 horas realiza-se no Pavilhão Multiusos da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, um debate sobre as instituições democráticas, com a presença do deputado da Assembleia da República, eleito pelo Partido Socialista, pelo distrito de Faro, Dr. Fernando Anastácio.

Tal como S. Ex.ª o Sr. Presidente da República, manifestava no seu discurso de ano novo, o que queremos pedir, hoje, é simples, mas exigente. PARTICIPEM!

Não se demitam de um direito que é vosso, dando mais poder a outros do que aquele que devem ter. (…) Debatam tudo, com liberdade (…) Pensem como demorou tempo e foi custoso pôr de pé uma democracia e como é fácil destruí-la.” (Mensagem de Ano Novo do Presidente da Republica, in http://www.presidencia.pt)

© 2018 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2010) | ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top