Dr. António João Eusébio

António João Eusébio nasceu em Moncarapacho, a 10 de Janeiro de 1915. Licenciou-se em Diplomática Consular e Aduaneira e em Finanças e Administração Comercial e foi Professor do Ensino Técnico em Évora e em Lisboa. Mais tarde, integra o quadro da inspecção-geral de Finanças, e torna-se um dos maiores empresários nacionais do seu ramo, no século XX, destacando-se a criação do Grupo Sumol.
Distinguido como empresário, nunca descurou de duas vertentes de importância vital: a Cultura e a Acção Social. Considerado uma personalidade de sólida cultura geral, mantendo uma clara preferência por elementos de carácter técnico e científicos relacionados com a alimentação, engenharia, gestão industrial, marketing, demonstrou também um elevado interesse pela música (popular e clássica), literatura e poesia.
Faleceu em 2000, perpetuando o seu nome na Escola do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, da terra que o viu nascer. Esta situa-se no concelho de Olhão, mais precisamente na Freguesia de Moncarapacho que é, em termos de território, a maior e mais antiga freguesia do concelho. O Agrupamento Vertical de Escolas de Moncarapacho foi criado por despacho de Exmo. Senhor Director Regional de Educação de Algarve, a 27 de Maio de 2002, e é composto pelos seguintes estabelecimentos de ensino: a E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio (escola sede) e a E.B. 1 / JI de Moncarapacho.
Com a reorganização da rede escolar, em Julho de 2012, o Agrupamento Vertical de Escolas de Moncarapacho é integrado no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes.

 

 

 

 

EB 2,3 Dr. António João Eusébio

© 2018 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2010) | ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top