INOVA – Jovens Criativos, Empreendedores para o século XXI - Concurso de Ideias INOVA 2014/2015O INOVA! é um concurso de ideias, destinado a estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora nas escolas nacionais. Podem concorrer alunos/formandos, dos 6 aos 25 anos, a frequentar o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário, em escolas públicas e privadas, centros de formação profissional e outras entidades formadoras certificadas que promovam ofertas de dupla certificação para jovens, organizados em equipas acompanhadas por um professor/formador responsável pelo projeto.
Não existe número limite de elementos por equipa, mas, para facilitar a apresentação e defesa dos projetos, devem ser identificados, no máximo, três alunos/formandos e o professor/formador responsável pelo projeto.
Estes representantes devem ser identificados no Formulário de candidatura ao Concurso de ideias INOVA!.
.
Para mais informações consultar:
Pin It

adventoO concurso "Adventskalender" (Calendário do Advento) é um passatempo que pretende promover a cultura e língua alemãs e que se destina a todos os alunos da escola secundária. Diariamente, de 1 a 16 de dezembro, é disponibilizada, na Biblioteca Escolar, uma questão sobre a língua e/ou a cultura alemãs. Os alunos colocarão a sua resposta numa bota do Pai Natal, junto ao balcão de atendimento. No final, o aluno que tiver mais respostas certas ganha um prémio. Esta é uma iniciativa das professoras de Alemão, em parceria com a Biblioteca Escolar. Concorram e boa sorte. Viel Glück! 

sino de natal2

Pin It

feira livroAs Bibliotecas Escolares do Agrupamento convidam a comunidade escolar a visitar a Feira do Livro ( das 10h às 16:30h), organizada em parceria com os Livros da Ria Formosa", de Lagos:
Escola António João Eusébio — 1,2, e 3 dezembro
Escola F.F. Lopes — 4 e 5 de dezembro-
Teremos livros de várias editoras, para grandes e pequenos, para todos os gostos e com desconto. Não deixe de nos visitar! Os livros mudam as pessoas e as pessoas mudam o mundo!

Pin It

NEE-1NEE-2Nos dias 18 e 25 de Novembro, os alunos com Necessidades Educativas Especiais da escola secundária, acompanhados pelos seus professores e pela professora bibliotecária, fizeram uma visita à Biblioteca Municipal (BM), o que, para alguns, foi uma novidade e, para todos, um motivo de festa.

Recebidos pela D. Fernanda, técnica da Biblioteca, os alunos puderam ficar a conhecer este espaço dedicado à leitura, bem como o espaço internet, zona de vídeo e canto do conto. Os nossos alunos tiveram ainda a oportunidade de visitar uma exposição de artes.
Para terminar esta visita, a D. Fernanda narrou um pequeno conto aos alunos presentes, ilustrando assim uma das principais atividades dinamizadas na Biblioteca Municipal. Esta ida à BM insere-se num projeto de leitura das BE do Agrupamento que tem como principal objetivo promover o sucesso escolar, criando oportunidades de leitura para TODOS os alunos, incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais.

Pin It
Associação de Estudantes -  Apresentação de listasInforma-se a comunidade escolar que as listas para os órgãos diretivos da Associação de Estudantes (2014/2015) deverão ser entregues até às 17 horas do dia 28 de novembro, na direção do Agrupamento.
 
As listas deverão obedecer ao estipulado no estatuto aprovado, em reunião de 12 novembro de 2014, que se encontra na posse dos delegados de turma.
Pin It
Papilomavírus HumanoNo próximo dia 21 de novembro, sexta feira, realizar-se-ão três sessões de esclarecimento/sensibilização sobre HPV e vacinação.

As atividades terão lugar no auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, pelas 09.25h, 10.30 h e 11.30 h. As inscrições encontram-se na sala dos professores. A cada sessão só poderão assistir 95 pessoas.
As sessões serão realizadas por enfermeiras do Centro de Saúde de Olhão, da equipa de Saúde Escolar.

O HPV é um vírus sexualmente transmissível com a capacidade de infectar todas as pessoas, independentemente do seu sexo, idade, etnia ou localização geográfica.
 
 
Pin It

PinaO Museu Nacional da Imprensa (MNI) está a preparar várias iniciativas para assinalar o 71.º aniversário do nascimento (18. nov. 1943) do jornalista e escritor Manuel António Pina, Prémio Camões 2011.

Nesse contexto, as bibliotecas escolares foram convidadas a associar-se à iniciativa intitulada Onda Pina: a Poesia em Movimento, que envolverá escolas e universidades de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa, bem como escolas/centros de Português de outros países.

Pretende-se que, nas mais diversas entidades associadas, sejam lidos poemas de Manuel António Pina, em algum momento do dia 18 de novembro próximo, em salas de aula, bibliotecas ou átrios das escolas. Poderão também ser desenvolvidas outras atividades, que tenham por base a vida/obra do autor.
As Bibliotecas do nosso Agrupamento decidiram aderir à iniciativa, organizando uma pequena exposição sobre o autor e a sua obra. 

Pin It

IMG 20141110 115924IMG 20141110 115906   
As formandas de TAE (Técnicas de Ação Educativa colocaram os seus talentos manuais à prova, tendo criado tapetes e almofadas em tecido, lã, musgami, feltro, baseando-se em estórias populares tradicionais. A fim de partilhar com os restantes alunos, pessoal docente e não docente desta escola (secundária), as formandas organizaram uma exposição na Biblioteca, a que deram o nome de Historias de Encantar. As formandas escolheram a história (conto popular, tradicional, fábula) porque é um recurso pedagógico que possibilita a alegria, desperta o prazer futuro pela leitura, desenvolve a compreensão e a interpretação. Ler ou ouvir histórias faz com que as crianças experimentem sensações variadas como medo, tristeza, surpresa, entusiasmo, fantasia e alegria. No interior da escola da infância, os livros de literatura infantil, particularmente cada vez mais atrativos e com uma riqueza literária a ser destacada, tornam-se suporte para o fascínio das crianças para as primeiras leituras, mas nada melhor do que ter alguém que nos conte uma história com carinho, com atenção, com os sons e a mímica adequada no momento certo da história.

Pin It
Pin It

Concursos a decorrer em 2014-2015.

Pin It

NunoNuno CamarneiroNo dia 23 de janeiro, a escola secundária irá acolher a visita de Nuno Camarneiro para um encontro com os nossos alunos.
Nuno Camarneiro nasceu em 1977, na Figueira da Foz, licenciou-se em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, onde se dedicou à investigação durante alguns anos. Trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) em Genebra e concluíu o doutoramento em Ciência Aplicada ao Património Cultural em Florença.
É atualmente investigador na Universidade de Aveiro e professor do curso de Restauro na Universidade Portucalense do Porto.
No campo literário, Nuno Camarneiro começou por se dedicar à micronarrativa, tendo alguns dos seus contos sido publicados em coletâneas e revistas. No Meu Peito não Cabem Pássaros, publicado em 2011, foi o seu romance de estreia, a que se seguiu Debaixo de Algum Céu, editado já em 2013, depois de ter sido galardoado com o Prémio LeYa 2012.
Este encontro é uma iniciativa da Biblioteca Escolar em colaboração com o Grupo de Português (300) e será patrocinado pela Leya. Os interessados poderão adquirir os seus livros na biblioteca com desconto.

Pin It

Atendimento 5 4



 

 

  

 

 

 

 

Pin It

argumentoGuião de texto argumentativo.

Pin It

gaveta dA MEMORIAA nossa escola teve o privilégio de receber, no passado dia 4 de novembro, a visita de Manuela Sabino para a apresentação do seu primeiro livro A Gaveta da Memoria: entre duas ditaduras. Estiveram presentes na sessão 67 alunos das turmas do 11º e 12º do curso de Línguas e Humanidades. Durante 50 minutos, Manuela Sabino falou sobre o enredo do livro, as personagens e, sobretudo, do período da História – Guerra Civil da Espanha – em que a ação se desenrola. Os alunos mostraram-se interessados e atentos durante a sessão, tendo ficado motivados para ler o livro. Esta foi uma iniciativa da Biblioteca Escolar e do Grupo de História.

Pin It

© 2019 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top