Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes

Horta Pedagógica

Horta PedagógicaNo âmbito da disciplina de Atividades da Vida Diária, os alunos com necessidades educativas especiais da escola E.B. 2,3 Dr. João Lúcio aproveitaram a estufa da escola, que se encontrava desativada, e lançaram mãos à obra. Esta atividade teve como objetivo desenvolver nos alunos competências que facilitem e os preparem para a vida ativa; sensibilizar e desenvolver valores de preservação e respeito pelo ambiente e estabelecer a ligação e articulação de vários saberes.
A organização, a manutenção da horta e a repartição de tarefas foram efetuadas, ordinariamente, todas as sextas-feiras, excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam. As tarefas são orientadas pela docente em articulação com o assistente operacional e executadas alunos. A rega foi feita através de rega por aspersão e manualmente.
Ao todo estiveram envolvidos cinco alunos, uma docente de educação especial e um assistente operacional. O envolvimento da comunidade foi feito através do fornecimento de plantas e sementes e no consumo dos produtos da horta.
As culturas existentes ao longo do ano foram: couves, couve-flor, salsa, coentros, alfaces, alho-francês, morangos, nabos, feijão, tomates e cenouras.
Os produtos colhidos foram vendidos de produtos à comunidade escolar.
Os alunos da escola mostraram interesse pelo trabalho desenvolvido e a comunidade valorizou a ocupação da estufa anteriormente desativada.
 
 
 
 
Pin It