Horta PedagógicaNo âmbito da disciplina de Atividades da Vida Diária, os alunos com necessidades educativas especiais da escola E.B. 2,3 Dr. João Lúcio aproveitaram a estufa da escola, que se encontrava desativada, e lançaram mãos à obra. Esta atividade teve como objetivo desenvolver nos alunos competências que facilitem e os preparem para a vida ativa; sensibilizar e desenvolver valores de preservação e respeito pelo ambiente e estabelecer a ligação e articulação de vários saberes.
A organização, a manutenção da horta e a repartição de tarefas foram efetuadas, ordinariamente, todas as sextas-feiras, excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam. As tarefas são orientadas pela docente em articulação com o assistente operacional e executadas alunos. A rega foi feita através de rega por aspersão e manualmente.
Ao todo estiveram envolvidos cinco alunos, uma docente de educação especial e um assistente operacional. O envolvimento da comunidade foi feito através do fornecimento de plantas e sementes e no consumo dos produtos da horta.
As culturas existentes ao longo do ano foram: couves, couve-flor, salsa, coentros, alfaces, alho-francês, morangos, nabos, feijão, tomates e cenouras.
Os produtos colhidos foram vendidos de produtos à comunidade escolar.
Os alunos da escola mostraram interesse pelo trabalho desenvolvido e a comunidade valorizou a ocupação da estufa anteriormente desativada.
 
 
 
 

© 2019 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top