Visita de E.M.R.C. ao Parque Temático da “Kidzânia” em Lisboa
No dia 3 de março de 2017, os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo foram a Lisboa ao parque temático da Kidzânia. Apesar da longa viagem de autocarro, chegaram ao aeroporto da Kidzânia cheios de energia e prontos para descobrir e explorar a cidade.
Durante cinco horas os alunos foram realizando aprendizagens e puderam de forma lúdica e pedagógica experimentar algumas profissões entre as mais de sessenta disponibilizadas na cidade das crianças. Como todo o trabalho deve ser recompensado, foram pagos pelo seu esforço em kidZos (a moeda oficial da Kidzânia). Piloto de avião, escritor, apresentador de programas de televisão, investigador criminal, bombeiro, polícia, piloto de fórmula 1, músico, modelo, farmacêuticas… estas foram apenas algumas das profissões que desempenharam nesta visita. Com tanto trabalho nem houve tempo para descansar e se por acaso a fome aparecesse, os alunos iam-se empregar em locais onde podiam confecionar a sua própria comida como a escola de culinária, a fábrica de sumos, a pizzaria, a hamburgueria ou a fábrica de gelados.
No final da tarde as portas do teatro da Kidzânia abriram-se para podermos assistir à peça de teatro “O Feiticeiro de OZ” e a nossa escola teve o privilégio estar representada no palco entre os atores por três alunos: Simão Domingues a interpretar o cão Tótó, Miguel Rodrigues na personagem do espantalho e Rúben Reis no papel do homem de lata.
Depois de tantas emoções regressamos rumo ao Algarve e avaliando a postura e as atitudes dos alunos pode-se concluir que os objetivos desta atividade foram atingidos com sucesso. Brincando, os alunos aprenderam que ninguém vive só, que todos somos igualmente importantes e que temos de saber desempenhar com responsabilidade a nossa função. Desenvolveram a mensagem cristã de que devemos promover o bem comum, o cuidado dos outros e estar atentos a quem precisa da nossa ajuda, para podermos alcançar uma sociedade mais humana e fraterna. Ficou em todos o desejo de poder voltar.
A professora de EMRC
Marisa Simão Gago