A turma do 2º ano de Técnico de Ação Educativa, 2º G, desenvolveu na última semana de aulas atividades enquadradas na Semana Temática, onde em cada dia a turma escolheu um tema e uma atividade que apresentou à comunidade educativa.
Projetos e Atividades
O projeto “Olhão’s downtown, how it is endangered and how to save it” (Link: https://edu.cospaces.io/HEG-PBV ) desenvolvido pelos alunos José Rijo, Francisco Quintino e Guilherme Rodrigues da turma 1.ºD do Curso Profissional de Programador/a de Informática foi o vencedor do Transform Learning: PBL, Coding, and AI for Sustainability & Inclusion Project, uma iniciativa entre o Google e a European Schoolnet.
Alunos de sete países europeus foram desafiados a apresentarem projetos, num dos quatro cenários de aprendizagem inspiradores centrados em abordagens pedagógicas inovadoras para ensinar Codificação, Programação visual, 3D, Realidade Aumentada (AR), Realidade Virtual (VR) e Inteligência Artificial (IA).
Ler mais: Alunos do CTE de Informática da ESFFL vencem iniciativa da Google e da European Schoolnet
O 12.° A está a desenvolver um projeto de solidariedade, no âmbito da Componente de Cidadania e Desenvolvimento, cujo objetivo é a recolha de bens alimentares na comunidade escolar para formar cabazes de natal a distribuir, anonimamente, pelas famílias carenciadas do agrupamento.
Para colaborar, basta deixar a contribuição no bar de alunos da escola secundária.
O sucesso deste projeto depende da colaboração de todos.
Juntos, vamos proporcionar um natal mais aconchegante aos nossos.
Na manhã de terça-feira, dia 14 de novembro, o Agrupamento realizou o exercício nacional «A Terra Treme».
Foto de https://barlavento.sapo.pt
No dia 11 de outubro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas de Santarém, decorreu o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: (Re)Configurar Espaços de Aprendizagem”, organizado pela Direção-Geral da Educação.
Este evento envolveu cerca de um milhar de agentes ligados ao setor da educação, entre diretores dos centros de formação do país, dos agrupamentos de escolas, embaixadores digitais, professores dos centros de competência TIC – em Tecnologia e Inovação, professores e representantes dos centros de formação das associações de escolas, para além dum conjunto de convidados relevantes, da área da Estatística, diretores gerais de várias áreas educativas e técnicos a nível nacional.
Para além das sessões plenárias e das sessões paralelas, a decorrerem em quatro áreas distintas e em simultâneo, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar os diversos espaços expositivos e de assistir à mostra dos Clubes de Programação e Robótica, iniciativa que conta já com 308 Clubes registados a nível Nacional.
Com o meio de transporte cedido pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, o nosso agrupamento fez-se representar pela seguinte equipa de docentes: Idalécio Nicolau (diretor do Agrupamento); Décio Viegas (Subdiretor do agrupamento); Cláudia Xavier (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital AEFFL); Emanuel Bettencourt e António Espadaneira (Professores do clube Robótica XL). Um grupo de quatro alunos, acompanhou a comitiva para apresentar alguns trabalhos desenvolvidos no clube Robótica XL. Os alunos Karl Wikesjö e Bruno Fernandes do (10.ºD e 11ºC, respectivamente) apresentaram um projeto de interação entre o mundo real e o mundo virtual. Os alunos Costin Tudorache e Guilherme Martins, do 7.º ano, apresentaram o projeto ROV4all renovado e realizaram algumas experiências com o mBot. Ao longo do dia, os alunos participaram em vários desafios de programação e automação,lançados pela organização do evento, tendo a equipa constituída pelos alunos Karl e Bruno recebido o 2.º lugar.
Mais artigos …
- A TERRA TREME: Exercício Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico – 14 de novembro de 2023
- AEFFL Navegando para o Sucesso webpage
- O Agrupamento recebeu o Selo Escola Sem Bullying Escola Sem Violência
- TUTORIAL DE REGISTO E RESERVAS NO CATÁLOGO
- A Mão do Mestre
- Ponto. - 2022/23 n.º 2 (newsletter)
- E a vencedora é…
- Festa dos Antigos Alunos da Escola Secundária de Olhão
- Trabalho 31
- Jornal Escolar - O Farol #34 (Jun 2023)
- Agrupamento de Escolas Francisco Fernandes Lopes rumou à Ilha Mágica de Sevilha
- Componente de Cidadania e Desenvolvimento
- eTwinning European Quality Label
- PRESSREADER: REVISTAS E JORNAIS (TUTORIAL)
- Ritmando
- O ABC da Mulher Perfeita (na Cozinha)
- The Big Art Attack
- Dia 31 de maio - "The Big Art Attack"
- Visita do Eurodeputado
- Visita de estudo a Huelva e Sevilha
Subcategorias
Academia Segur@Net N.º de artigos: 3
Avaliação Interna N.º de artigos: 10
Crescer com Higiene, Saúde e Segurança - A Cegonha Ensina N.º de artigos: 2
Escola Azul N.º de artigos: 4
Estação Meteorológica N.º de artigos: 1
Francisquíadas N.º de artigos: 28
Jornal Escolar - O Farol N.º de artigos: 40
Jornal Escolar - O Farol da Fifi N.º de artigos: 5
Ler, Olhar e Criar - Experiências de Aprendizagem na Casa da Fifi N.º de artigos: 1
Roboticaxl N.º de artigos: 4
Desporto Escolar N.º de artigos: 1
Palavras, Poemas, Rimas e Histórias na Casa da Fifi N.º de artigos: 1
Projeto Cultural do Agrupamento N.º de artigos: 18
Atividades N.º de artigos: 15
Agenda cultural N.º de artigos: 1
Erasmus+ N.º de artigos: 28
AEFFL Navegando para o sucesso N.º de artigos: 3
Campus Stellae for Europe N.º de artigos: 1
Culture Covers Values N.º de artigos: 1
Eco Life in Eco Environment for European Citizens N.º de artigos: 2
Healthy Body Healthy Mind N.º de artigos: 1
Human Impacts @ Coastal Ecosystems N.º de artigos: 4
Nature,Traditions and Identity in Youth' Visions N.º de artigos: 4
School building for better everyday school life N.º de artigos: 2
eTwinning N.º de artigos: 5
Act as a start-up N.º de artigos: 1
Computational Thinking N.º de artigos: 2
Global tour bus N.º de artigos: 0
Programação e matemática - relação com dois sentidos N.º de artigos: 1
Parceiros N.º de artigos: 1
Outros N.º de artigos: 1
Pág. 8 de 82