Projetos e Atividades

XII Francisquíadas 2020Estão abertas as inscrições para as XIII Francisquíadas 2020.

Todas as informações encontram-se no regulamento.

As fichas de inscrição poderão ser entregues no pavilhão encerram no dia 26 de março.

Atreve-te!!

 

Sem Título

Candidatura Erasmus+

     O AE Dr. Francisco Fernandes Lopes continua a participar no Projeto Eramus+.

   Campus Stellae for Europe (CS4E) é o tema de um novo Projeto Erasmus + para o biénio 2019/2021, cujo grande objetivo é construir uma identidade europeia comum a partir do célebre Caminho de Santiago.

Trata-se de um projeto de natureza interdisciplinar e que relaciona já as Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário com a Cidadania e Desenvolvimento.

     Algumas das atividades prevêem a mobilidade de alunos do Ensino Secundário aos países parceiros, com uma duração variável de 5 a 10 dias.

     A calendarização das mobilidades será a seguinte:

. novembro 2019, Bacau, Roménia;

. maio 2020, Liubliana, Eslovénia;

. outubro 2020, Madrid e Santiago de Compostela, Espanha;

. abril 2021, Olhão, Portugal.

Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”Project Logo final

Mobilidade a Dobrich (Bulgária)

Entre os passados dias 17 e 23 de março, as alunas Ana Rita Rodrigues (10º A), Laura Guerreiro (10º A) e Beatriz Valente (10º E) acompanhadas pelos professores Emanuel Bettencourt e Óscar Ribeiro, representaram o AEFFL em Dobrich (Bulgária) durante a primeira mobilidade de alunos do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”.

imagem1

Durante a mobilidade a Dobrich, as alunas vivenciaram experiências únicas e enriquecedoras tanto a nível cultural como pessoal, tendo sido recebidas por famílias de acolhimento. Foram 7 dias de apresentações de trabalhos realizados até então, participação em workshops temáticos e em visitas de estudo onde, para além de terem desenvolvido competências relacionadas com as diferentes áreas disciplinares, desenvolveram também competências ao nível da língua inglesa, de uma cidadania participada e de relacionamento interpessoal.

18-03-2019

Após uma interessante receção por parte da Escola Profissional de Medicina Veterinária Prof. Dr. Georgi Pavlov, com um acolhimento marcado pela presença de elementos típico da cultura local e por uma sessão de boas-vindas por parte da Diretora, Dra Svetla, e de um representante da educação do município, foi-nos proporcionada uma visita guiada pelas instalações da escola, onde chegámos a “invadir” algumas salas com aulas a decorrer. Seguidamente, foi-nos apresentada pelos anfitriões uma visita virtual pela cidade de Dobrich.Feito isto, os demais parceiros apresentaram o ecossistema costeiro da área da respetiva área geográfica das escolas, assim como o logo nacional a concurso para o logo do projeto. Mais tarde, enquanto o júri composto pelos professores dos diferentes países parceiros deliberou pelo logo vencedor, o apresentado por Espanha, os alunos estiveram envolvidos num quizz sobre o Mar Negro.

imagem2

19-03-2019

O dia começou com uma visita de estudo ao Green Training Center – Shabla, onde se pode aprender sobre a biodiversidade na área do Mar Negro, tendo a atividade culminado com uma observação de aves no Lago de Durankulak e com uma entrevista televisiva ao professor Emanuel Santos e a um aluno letão, sempre monitorizados por uma fantástica equipa de voluntários da ONG Green Balkan. O dia terminou com uma visita ao Cabo Kaliakra, um dos mais emblemáticos da Europa.

imagem3

20-03-2019

Logo pela manhã, o grupo foi contemplado com uma visita de campo até uma praia em Bolata onde foi possível observar a quantidade de lixo ali deixada. Procedeu-se, em brigadas de limpeza compostas por alunos dos demais países, à recolha e inventariação do lixo. Após o almoço convívio na praia, o grupo deslocou-se até Balchik onde visitou o Jardim Botânico e o Palácio, e ainda até Albena para conhecer um dos mais bonitos resorts da costa da Bulgária e a Reserva de Baltata.

imagem4

21-03-2019

Viajámos até Varna, onde visitámos o centro da cidade, com especial destaque para a imponente Catedral e para a zona do passeio marítimo. Seguiu-se uma visita ao “Dolphinarium” e um passeio de barco pelo Rio Kamchia, uma das zonas húmidas da Bulgária, onde constatámos o elevado teor de poluição e os seus impactes, nomeadamente a eutrofização das águas.

imagem5

22-03-2019

Neste nosso último dia em Dobrich, visitámos uma escola do ensino especial onde foi possível, em conjunto com os seus alunos, construir manualmente peças decorativas com materiais retirados do oceano e/ou praia. Esta foi uma experiência muito enriquecedora. A manhã culminou com uma exibição de folclore búlgaro onde, no final, nos foi possível participar nas danças típicas. Visitámos a parte antiga de Dobrich e tivemos o resto do dia para estar em convívio com os nossos anfitriões. O dia acabou com um jantar convívio e festa de despedida.

imagem6

23-03-2019

O dia começou bem cedo para se iniciar a viagem de regresso até Olhão. Entre abraços e lágrimas entre os alunos e famílias de acolhimento, uma coisa ficou certa: isto não foi um adeus mas sim um até já! Muito obrigado por tudo!!!

imagem7

Ana Rita Rodrigues (10ºA) - Laura Guerreiro (10ºA) - Beatriz Valente (10ºE)

 

Entre os passados dias 29 de setembro e 05 de outubro de 2019, as alunas Beatriz Barôa (11º A), Mariana Teixeira (11º A) e Luana Barbosa (11ºE) acompanhadas pelos professores Emanuel Bettencourt, Óscar Ribeiro e pelo diretor Idalécio Nicolau, representaram o AEFFL em Argostoli (Kefalonia - Grécia) durante a terceira mobilidade de alunos do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”.

Durante a mobilidade a Argostoli, as alunas apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos sobre os serviços de regulação do ecossistema da Ria Formosa a alunos de Espanha, Grécia, Letónia, Bulgária e da Itália. As alunas participaram em oficinas de trabalho colaborativo e em saídas de campo sob o tema da biodiversidade dos ecossistemas costeiros e do impacto humano nos mesmos e tiveram a oportunidade de contactar com outras culturas, de adquirir mais conhecimentos sobre os ecossistemas costeiros e desenvolver competências ao nível da língua inglesa e de ciência cidadã.

 

 

 

 

29-09-2019

Após algumas horas passadas entre voos e aeroportos, chegámos à paradisíaca ilha de Kefalonia, onde tivemos uma calorosa receção por parte das alunas anfitriãs e respetivas famílias e por alguns professores gregos.

Feitas as apresentações, cada uma de nós seguiu para casa das respetivas famílias de acolhimento, que nos proporcionaram um primeiro contacto com a gastronomia grega. Após algum tempo passado em casa, que serviu para nos conhecermos melhor, fomos até ao centro de Argostoli onde nos encontramos com outros alunos: foi um bom convívio.

 

 

30-09-2019

Chegadas à Escola deparámo-nos com um facto bastante curioso: todos os alunos, juntamente com o diretor, rezaram uma pequena prece, e segundo o que apurámos trata-se de uma rotina diária.

Após uma fotografia de grupo na entrada da escola, iniciaram-se os trabalhos do dia: no auditório da escola tivemos a sessão de boas vindas por parte do diretor, representante do município, coordenador grego do projeto e coordenador do projeto, o professor Emanuel Bettencourt.

Procedeu-se à apresentação do programa da fantástica semana que nos esperava, à visualização de um vídeo de apresentação da cidade de Argostoli e um outro da ilha de Kefalonia.

Seguiram-se as apresentações de cada país sobre os serviços de regulação dos ecossistemas costeiros das áreas geográficas onde as escolas se localizam.

Terminadas as apresentações, houve lugar a um coffee break e uma visita pela escola.

Terminada a visita à escola, era hora de dar início à atividade de quebrar o gelo com uma equipa de psicólogos da APOPLUS (Center for the promotion of psycho-social health). Tratou-se de uma atividade bastante interessante, que permitiu ao grupo dar-se a conhecer.

Seguiu-se uma agradável surpresa: almoço convívio com alunos, professores e pais/famílias, onde foi possível degustar vários práticos típicos confecionados/trazidos pelas famílias.

Durante o fantástico almoço, houve ainda tempo para diversão: alguns alunos passaram músicas dos seus países e ensinaram as respetivas coreografias. Claro que nós também tivemos o nosso momento e ensinamos a coreografia da música “Vem dançar kuduro”. Foi espetacular ver como alunos e até os professores aderiram à iniciativa.

Neste primeiro dia houve ainda tempo para caminhar pelas margens da Lagoa de Koutavos e para assistir a uma apresentação sobre tartarugas por parte dos especialistas do Conservancy of Mount Aenos National Park and Kefalonia Wildlife Sense Organization.

 

 

 

 

 

 

01-10-2019

Saímos bem cedo da escola em direção à Península de Asos, passando pela beleza inigualável de Myrtos, onde passámos uma excelente manhã: houve tempo para subir ao castelo e tempo para mergulhar nas águas cristalinas.

Dirigimo-nos depois para Karavomilos onde almoçamos e onde fizemos uma recolha de amostras de água para análise posterior.

Após o almoço foi tempo de visitar as Grutas de Mellisani e Drokarati de uma enorme beleza natural, em especial as de Melissan, com uma encantadora história de amor, ainda que trágica.

 

 

 

 

02-10-2019

Saímos cedo da escola em direção a Livadi.

As atividades do dia começaram com a observação de aves na Zona Húmida de Livadi e com uma atividade de ciência cidadã, coastwatch. Durante estas duas atividades contamos com a presença dos especialistas do Conservancy of Mount Aenos National Park.

Seguiu-se uma visita guiada a uma unidade de indústria de pescas, onde foi possível aprender todo o processo desde a produção peixe e de alimento para os mesmos, até à sua entrada no circuito comercial.

Continuamos a nossa viagem até Kounopetra, local onde almoçamos e onde foi feita mais uma recolha de amostras de água para análise.

Houve ainda tempo de visitar Xi Beach onde foi possível nadar e até fazer um tratamento caseiro à pele com as argilas existentes na referida praia.

Antes do regresso a Argostoli, foi-nos dada a oportunidade de fazer uma breve visita a Lixouri.

 

 

 

 

 

 

03-10-2019

Hoje o dia amanheceu com alguns períodos de chuva, mas isso não nos impediu de cumprir a nossa agenda: visitámos o Folk Museum of Argostoli e a Biblioteca de Argostoli e caminhamos um pouco por Argostoli onde, junto ao porto de pesca, foi possível observar tartarugas que são atraídas pelos barcos de pesca.

Seguidamente visitámos uma escola com alunos de necessidades educativas especiais, em Peratata, onde em conjunto com eles construímos e pintámos algumas peças alusivas ao mar: esta foi uma experiência bastante emotiva.

Depois fomos até ao Museu Bizantino de St. Andrew onde apenas foi possível fazer uma visita rápida, dado que as condições atmosféricas pioraram.

Após o almoço visitámos o Castelo de St. George onde apreciámos a vista em seu redor.

Uma vez que as condições atmosféricas voltaram a piorar, já não foi possível passar o tempo previsto na praia de Makris Gialos. Assim, ficámos com o resto da tarde livre para conviver com os nossos anfitriões em Argostoli.

 

 

 

04-10-2019

Neste nosso último dia em Argostoli, participámos na criação de um poster digital “Think globally act locally” e de um memorando de toda a nossa mobilidade/experiência.

Antes do almoço teve lugar a nossa última atividade: visita ao Instituto Tecnológico onde foi possível proceder à análise das várias amostras de água recolhidas e inferir dos diferentes indicadores medidos.

Após uma fotografia de grupo à porta do Instituto, tivemos tempo livre, que serviu para caminhar mais um pouco por Argostoli e fazer as últimas compras de souvenirs.

O dia acabou com um jantar convívio e festa de despedida.

 

 

 

 

 

 

05-10-2019

E assim se chegou ao fim de uma semana de aventura, convívio e muitas aprendizagens.

Entre abraços e lágrimas entre os alunos e famílias de acolhimento, uma coisa ficou certa: isto não foi um adeus mas sim um até já!

Muito obrigado por tudo :)

Beatriz Barôa (11ºA) – Mariana Teixeira (11ºA) – Luana Barbosa (11ºE)

 

 

 

workshop Introdução à robótica com Arduino

8 DE JANEIRO 2020, 4ªfeira, às 14:30 

Clube RoboticaXL (Clube Ciência Viva na Escola AEFFL) e o Centro Ciência Viva de Lagos, promovem este workshop com o objetivo de dar a conhecer e explorar a placa Arduino, como plataforma ideal para projetos de robótica. Com especial interesse para os alunos das áreas científicas e tecnológicas, o workshop encontra-se aberto a qualquer elemento da comunidade educativa.

Informações:

  1. O workshop terá início às 14:30, na sala A1.07.

  2. Limitamos a um máximo de 20 participantes entre alunos e professores!

Procede à inscrição no seguinte endereço: https://forms.gle/mJnruYWKVBHhxr5E7      Inscrições fechadas

unnamedlogo clube AEFFLlogotipo Robotica XL

 

Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes Irá decorrer, no próximo dia 22 de abril de 2020, na ESFFL, a III Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas. Para efeitos de difusão e informação sobre o evento está aberto concurso para a seleção da imagem que constituirá o poster de divulgação. O regulamento do concurso é o seguinte Regulamento do concurso

Agencia Nacional Erasmus CORO AE Dr Francisco Fernandes Lopes irá desenvolver atividades inseridas no projeto Erasmus+ - School building for better everyday school life, constante do Plano Anual de Atividades, que relacione de uma forma interdisciplinar, as aprendizagens essenciais curriculares juntamente com Cidadania e Desenvolvimento. O projeto baseia-se num tema comum e sempre presente na Europa: o efeito do ambiente de aprendizagem nos alunos e professores.

Tu podes pode ser um(a) dos escolhidos se obedeceres a critérios de seleção, um dos quais de a família do aluno se comprometer em ser uma família de acolhimento/alojamento de um aluno dos países parceiros.

Entre os demais objetivos deste projeto, salienta-se a oportunidade de realizar atividades de ciência cidadã, vivenciar outras realidades, desenvolver competências linguísticas, promover a aquisição de aptidões e competências básicas dos estudantes, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como para uma cidadania europeia ativa.

Algumas atividades incluem mobilidades aos países parceiros, com duração de 1 semana. A calendarização das mobilidades será a seguinte:

  1. dezembro 2019, Huittinen, Finlândia
  2. abril 2019, Liberec, República Checa
  3. outubro 2020, Poznan, Polónia
  4. janeiro 2021, Olhão, Portugal
  5. maio 2021, Fano, Itália

 

Para te candidatares clica no link abaixo

https://forms.gle/ZgyuapCEaTVJQqhg8

 

Consulta e dá a conhecer ao teu Encarregado de Educação o seguinte documento:

images Carta de compromisso do aluno e Encarregado de Educação

 

 

                    Sem Título

Entre os passados dias 05 e 11 de maio, os alunos Carolina Ribeiro (10º A), Mateus Cruz (10º A) e Rui Viegas (10ºE) acompanhados pelos professores Lúcia Palma e Óscar Ribeiro, representaram o AEFFL em Mascalucia (Itália) durante a segunda mobilidade de alunos do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”.

                                                                     foto7    

Durante a mobilidade a Mascalucia, os alunos apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos sobre os serviços de suporte do ecossistema da Ria Formosa a alunos de Espanha, Grécia, Letónia, Bulgária e da Itália. Os alunos participaram em oficinas de trabalho colaborativo e em saídas de campo sob o tema da biodiversidade dos ecossistemas costeiros e do impacto humano nos mesmos e tiveram a oportunidade de contactar com outras culturas, de adquirir mais conhecimentos sobre os ecossistemas costeiros e desenvolver competências ao nível da língua inglesa e de ciência cidadã.

 

06-05-2019

O dia começou com uma calorosa receção na escola por parte da Professora Pina Tontodonato e pelos alunos italianos envolvidos no Projeto, com a apresentação do “Erasmus+ Corner”, onde os alunos e professores provenientes dos diferentes países parceiros se apresentaram e puderam deixar uma mensagem de boas vindas. Seguidamente, no Auditório da Escola, a vice-diretora deu as boas vindas a todos os presentes. Procedeu-se à apresentação do programa da semana, à visualização de uns pequenos vídeos sobre a Sicília e Catânia e ao visionamento do vídeo conjunto de todos os parceiros sobre a primeira etapa de aplicação do protocolo do Carbono Azul. Seguiu-se uma visita guiada às duas Escolas, com uma paragem muito especial na sala dos alunos com necessidades educativas especiais, onde foram apresentados os seus trabalhos realizados em parceria com os colegas das turmas. Terminada a visita às Escolas, e após um lanche, o grupo participou em atividades de “quebrar o gelo” desenvolvidas por um psicólogo, permitindo um contacto próximo entre os demais intervenientes. Seguiu-se uma agradável surpresa: almoço convívio com alunos, professores e pais/famílias, onde foi possível degustar vários práticos típicos sicilianos confecionados/trazidos pelas famílias. O dia terminou com um peddy paper pela localidade: foi uma aventura interessante, pois em grupo, alunos dos diferentes países acompanhados por um professor, seguiram pistas e foram descobrindo os recantos de Mascalucia.

                                                        foto6

 07-05-2019

O dia começou com uma saída de campo à Reserva Natural de Isola Bella, onde se contou com a presença de um biólogo marinho que fez uma apresentação da reserva e que nos proporcionou uma visita guiada pela mesma. O tempo livre em Isola Bella deu para conviver e até ir a banhos. Seguiu-se uma pequena viagem até Taormina, onde tivemos o nosso almoço picnic e festejámos o aniversário da professora Tonia, da Grécia. O dia terminou com uma caminhada pelo centro histórico da cidade até ao imponente Anfiteatro Grego.

                                                                foto5

 08-05-2019

As saídas de campo do dia prometiam: Parque Natural do Desfiladeiro de Alcântara, com o seu parque botânico e geológico e Monte Etna. O Desfiladeiro de Âlcantara tem uma beleza fenomenal com as suas formações rochosas e o curso de água que entre elas corre, e no qual podemos caminhar e sentir as águas gélidas. O almoço em Nicolosi foi soberbo: tivemos uma equipa de pizzaiolos a confecionar diversas pizzas para nós, permitindo-nos saborear diferentes ingredientes. Após o almoço do que precisávamos?!? De uma boa caminhada, e tal foi possível quando atingimos o imponente Monte Etna com as suas crateras das erupções passadas.

                                            foto4

 09-05-2019

Viajámos em direção a Siracusa, uma cidade localizada na costa jónica da Sicília. Pelo caminho parámos em Vendicari, onde tivemos uma visita guiada pela Reserva Natural de Vendicari: foi-nos possível observar a flora e fauna da calmaria do local. Após mais uma pequena caminhada alcançámos a praia onde encontrámos vastos campos de Poseidonia, tendo-nos sido explicada a sua importância nos ecossistemas do Mediterrâneo. Antes o almoço picnic foi possível visitar as ruínas de uma Tunaria. Já em Siracusa, tivemos oportunidade de passear pelo centro histórico, percorrendo as emblemáticas ruas e visitar a Catedral de Siracusa. Antes do regresso a Mascalucia, não pudemos deixar de visitar a estátua do Arquimedes.

                                                   foto3

 10-05-2019

Neste nosso último dia em Mascalucia, os alunos apresentaram os seus trabalhos sobre os serviços de suporte dos ecossistemas costeiros das áreas onde as respetivas escolas estão inseridas. Assistimos à apresentação, por parte de um aluno italiano, de um póster científico alusivo ao ciclo do carbono azul. Seguiu-se uma aula de laboratório, onde uma equipa de alunos e professor demonstraram diferentes técnicas de medir a qualidade da água. As atividades na escola terminaram com um concurso entre os alunos: “O que sabes sobre o Carbono Azul?” O dia acabou com um jantar convívio e festa de despedida.

                                           foto2

 11-05-2019

E assim se chegou ao fim de uma semana de aventura, convívio e muitas aprendizagens. Entre abraços e lágrimas entre os alunos e famílias de acolhimento, uma coisa ficou certa: isto não foi um adeus mas sim um até já! Muito obrigado por tudo e até breve!!!

                                                                                                     foto1

 Carolina Ribeiro (10ºA) - Mateus Cruz (10ºA) - Rui Viegas (10ºE)

 

Subcategorias

© 2019 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top