fotoAs bibliotecas do agrupamento e os professores de Inglês decidiram associar-se, pelo segundo ano consecutivo, à Maratona de Cartas. Este é o maior projeto de direitos humanos organizado todos os anos pela Amnistia Internacional (AI), no âmbito da data simbólica de 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos. Esta iniciativa consiste na assinatura de cartas apelando à libertação ou fim da perseguição de pessoas e comunidades.
O objetivo é chamar a atenção para estes casos, o que poderá resultar numa melhoria das condições destas pessoas e comunidades em risco.

 

Em 2015, foi conseguido o impressionante número de 3,7 milhões de cartas, mensagens, postais, emails, tweets, entre outras ações, enviados para os responsáveis pelos casos escolhidos a nível internacional. E resultou! Ao longo de 2016, alguns dos casos da Maratona conheceram desfechos felizes, como consequência das milhares de chamadas de atenção que receberam através da Maratona de Cartas. Temos como exemplo a libertação de Albert Woodfox, colocado em cela solitária onde, injustamente, passou 44 anos da sua vida, a libertação de Phyoe Phyoe Aung, uma representante de uma associação de estudantes em Myanmar, a libertação de Yecenia Armenta, no México, detida arbitrariamente e submetida a tortura para extração de uma confissão. (texto da autoria da AI)

Nas escolas do agrupamento, para além da recolha de assinaturas, os professores de Inglês divulgarão junto dos seus alunos os casos escolhidos este ano (Edward Snowden dos EUA, Eren Keskin da Turquia, Mahmoud Abu Zeid do Egito e Annie Alfred do Malawi), podendo os alunos assinar as cartas, fazer desenhos ou escrever a sua própria carta.  Todas as cartas, assinaturas e trabalhos serão enviados pela AI às pessoas em causa.
É importante para as crianças e jovens serem, desde cedo, cidadãos ativos na defesa dos seus direitos e dos direitos dos outros e este projeto pode servir para trabalhar esse aspeto do desenvolvimento pessoal e social.
Todas as pessoas interessadas em participar poderão ainda fazê-lo na biblioteca escolar ou através do portal da AI.  A sua assinatura pode salvar VIDAS!
Saiba mais sobre como a Maratona pode mudar vidas em https://www.youtube.com/watch?v=QtyKGiJpamw

 

© 2019 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top