Projetos e Atividades

 Concurso de Arte Algarve  Concurso de Arte Algarve


Pelo terceiro ano consecutivo a Sovereign Art Foundation, promove um Concurso de Arte destinado a alunos do ensino secundário do Algarve.

Em todas as edições, entre os finalistas tem estado obras a concurso de alunos da escola, com destaque para a aluna Mariana Teixeira ( 3º lugar em 2017) e Ana Sofia Cardoso ( entre as 5 obras mais votadas em 2018).
Este ano estão entre os 20 finalistas, 2 obras dos alunos Ana Leonor Dias e Diogo Apolinário.
O terceiro prémio é atribuído através de votação online. Podem apoiar estes alunos votando a partir do seguinte link: https://www.sovereignartfoundation.com/prize/algarve-students-prize/

Parlamento dos Jovens 2018-19
De acordo com o disposto na alínea b), do n.º 3, do artigo 15.º, do Decreto-Lei /2018, de 6 de julho, no ensino secundário, a componente de Cidadania e Desenvolvimento é desenvolvida com o contributo de todas as disciplinas constantes nas matrizes curriculares-base e cabe à escola decidir como implementar a componente de Cidadania e Desenvolvimento. Nesta perspetiva, o projeto “Parlamento dos Jovens” tem constituído a base de orientação à primeira abordagem formal da Cidadania e Desenvolvimento neste nível de ensino, estimulando o gosto pela participação cívica e política, o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, estimulando as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria, promovendo uma educação para a cidadania.

Dr. Fernando AnastácioNo decurso do desenvolvimento do projeto, hoje, 2.ª feira, dia 14 de janeiro, pelas 10.30 horas realiza-se no Pavilhão Multiusos da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, um debate sobre as instituições democráticas, com a presença do deputado da Assembleia da República, eleito pelo Partido Socialista, pelo distrito de Faro, Dr. Fernando Anastácio.

Tal como S. Ex.ª o Sr. Presidente da República, manifestava no seu discurso de ano novo, o que queremos pedir, hoje, é simples, mas exigente. PARTICIPEM!

Não se demitam de um direito que é vosso, dando mais poder a outros do que aquele que devem ter. (…) Debatam tudo, com liberdade (…) Pensem como demorou tempo e foi custoso pôr de pé uma democracia e como é fácil destruí-la.” (Mensagem de Ano Novo do Presidente da Republica, in http://www.presidencia.pt)

Exercício interno de segurançaNos meses de novembro e dezembro, realizou-se, em cada um dos estabelecimentos escolares do Agrupamento, um exercício interno de segurança (simulação de sismo) para testar a operacionalidade do plano de emergência interno e criar rotinas de comportamento e de atuação perante uma situação de sinistro.

O Farol #18

Download (33 MB) / formato PDF

A.E.Dr. Francisco Fernandes Lopes em movimento
No âmbito do Projeto Europeu Erasmus + “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”, o Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão, acolheu, nos passados dias 13 a 17 de novembro, 10 professores parceiros oriundos de Espanha, Itália, Grécia, Bulgária e Letónia para juntos, e sob a orientação dos professores Emanuel Bettencourt e Óscar Ribeiro, delinearem estratégias e atividades com vista à identificação dos impactos humanos sobre os ecossistemas costeiros em diferentes áreas da Europa e à consciencialização das comunidades educativas para a necessidade urgente de atuar perante tamanha problemática, de modo a não se perderem os muitos benefícios ecológicos, económicos e sociais que esses ecossistemas nos providenciam.

Trataram-se de cinco dias de trabalho em sala de aula, de partilha de experiências, de formação sobre a temática, de saídas de campo e convívio.

O encontro culminou com duas atividades de campo: passeio de barco pela Ria Formosa para reconhecimento do terreno e recolha de amostras de sedimentos marinhos para determinar o Carbono Azul daí proveniente e, com o Coastwatch, em pleno Dia Nacional do Mar, na Ilha da Armona, como medida de sensibilização da comunidade educativa para a poluição das praias e das suas consequências.

BOLSAS DE EXCELÊNCIA 2018/2019

A 6.ª edição das Bolsas de Excelência, atribuídas aos melhores alunos que se matricularam no ano letivo de 2018/2019, no 1.º ano de um curso de licenciatura ou mestrado integrado, contempla 45 bolsas, patrocinadas por 41 entidadess, que pagarão integralmente a propina do 1.º ano. A sessão pública de entrega das Bolsas de Excelência realiza-se no dia 10 de novembro (sábado), às 11h00, no Grande Auditório do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
Lista provisória de alunos premiados disponível em https://www.ualg.pt/pt/content/bolsas-excelencia-201819

Encontro sobre ambiente em Olhão reúne professores de países europeus

A Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, vai acolher a ação «Booost Blue C project», no âmbito do projeto Erasmus+, entre 13 a 17 de novembro, com a participação de professores de vários países europeus. Estarão presentes docentes das escolas parceiras, oriundos da Bulgária, Espanha, Itália, Letónia e Grécia.
Esta atividade está inserida no projeto «Human Impact @ Coastal Ecosystems», cujo objetivo passa pela consciencialização das comunidades educativas para o impacto que o ser humano tem nos serviços que os ecossistemas marinhos.

apps for good 2

Pela primeira vez, no presente ano letivo, os alunos da turma 1º C do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Secundária do Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes participaram no programa Apps for Good, organizado pelo CDI Portugal. No dia 3 de Julho, na Escola Secundária Vergílio Ferreira em Lisboa decorreu o Encontro Regional da Zona Sul.

As equipas participantes da ESFFL no Encontro Regional foram: 4GUDE, constituída pelos alunos, Airton Bárbora , Iuri Gonçalves, Jorge Inácio, Mário Inácio e Tiago Bento e  AlphaBoys, constituída pelos alunos Francisco Conceição, João Timóteo e Rodrigo Amorim, todos da turma 1ºC.

A equipa 4GUDE, apurou-se entre as 72 equipas inscritas no evento, para o Evento Final Nacional do programa, em que vão competir 22 equipas a nível nacional. A data para a realização deste evento será no dia 24 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.

apps for good 4

 

X ENPAR 2018No passado dia 5 de Junho de 2018, realizou-se a X edição de ENPAR (encontro de partilha de praticas de cidadania) na cidade de Loulé.
O ENPAR, (partilha e valorização de práticas educativas das escolas da região do algarve), disponibilizou a todos os visitantes uma série de exposições, demonstrações, momentos culturais, comunicações e encontros de animação entre alunos de diversas escolas.
A turma do 1º A do curso profissional, técnico de restauração, esteve presente neste evento, confecionando e dando a degustar a quem nos visitava, “xarém com conquilhas à moda de Olhão”


Subcategorias

© 2018 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2010) | ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top