Sessão Distrital “Parlamento dos Jovens – 2019/2021” Círculo Eleitoral de Faro

 

O Projeto de Recomendação da Agrupamento foi eleito, com 80% dos votos, como o projeto-base do Círculo Eleitoral de Faro, contemplando as seguintes medidas:
• “Renovar a linha de apoio, de modo a facilitar as denúncias de todos os casos existentes, passando a ter três dígitos e não sendo necessário um servidor.”
• “Reforçar a cobertura territorial da APAV, com a abertura de gabinetes de apoio à vítima (GAV) em todos os municípios que excedam um certo número de habitantes e aumentar o número de casas de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica.”

Esta é uma vitória de todos os alunos e professores que, na primeira fase do Projeto - ano letivo de 2019-2020, desenvolveram o tema “Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!” nas turmas do 3.º ciclo do ensino básico das escolas Dr. António João Eusébio e Dr. João Lúcio. A participação neste projeto permitiu o trabalho de pesquisa, o debate, quer a nível de turma quer a nível mais alargado em Sessão Escolar, a experiência da participação no processo democrático (desde a constituição de listas, ao exercício do direito de voto) que em muito contribuiu para o enriquecimento pessoal e cívico de todos os participantes.

Certos que projetos como “O Parlamento dos Jovens” continuarão a fazer parte do caminho por uma educação de base humanista, com saberes e valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na dignidade humana, desenvolvendo nos nossos alunos as competências e a cultura cívica e científica que lhes permitam compreender, tomar decisões e intervir sobre a realidade, com a consciência de uma cidadania ativa e solidária, capaz de os preparar para os desafios do mundo contemporâneo, sentimo-nos no cumprimento a essência da Escola dos nossos tempos!
Sem nunca esquecer que...


Este é o caminho, ... continuemos caminhando, porque é caminhando que o caminho e caminhantes se irão descobrindo.”, in Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes.

 

A coordenadora do projeto “Parlamento dos Jovens”
Maria da Graça Manita
(Prof.ª do Grupo 400 – História)

Pin It

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Sugestões

Go to top