Índice do artigo

Logo sem nome

   A ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS

DR. FRANCISCO FERNANDES LOPES

 


 

Início do Ano Letivo 2020-2021

A Direção da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes dá as boas-vindas a toda a Comunidade Escolar!


A questão que se coloca nestes dias que antecedem o início das aulas, é:

Como regressar às aulas em segurança?

Neste retorno às aulas, diversas medidas de segurança foram adotadas pelas escolas que fazem parte deste Agrupamento para evitar o contágio de Covid-19, seguindo as diretrizes da DGS - Direção Geral de Saúde e do Ministério de Saúde.

Conforme anunciado e publicado no site do Agrupamento (https://www.aeffl.pt/home/index.phpescola) o ano letivo 2020/2021 está previsto iniciar no dia 18 de setembro, com a receção aos alunos no dia 17 de setembro.

A Direção do Agrupamento, com a cooperação desta Associação, está a ultimar os planos e os preparativos para o regresso dos alunos e temos a garantia de que estão a ser implementadas todas as condições de segurança para o regresso de todos à escola.

Como é sabido, as aulas presenciais são a prioridade decidida pelo Governo, mas as medidas não excluem a possibilidade de se adotar um regime misto ou não presencial, caso a evolução da pandemia o venha a justificar. Esperemos que tal não aconteça.

Para mais esclarecimentos, sugerimos consultar o link para o site da DGS onde se encontram as orientações (estas já enviadas para as escolas) sobre o COVID 19.

Orientações para o ano letivo 2020-21

https://covid19.min-saude.pt/comunidade-escolar/

Nestes documentos, muitas são as alterações efetuadas e é muito importante todos termos conhecimento das mesmas, pelo que aconselhamos a sua leitura atenta.

De modo geral, os horários das diferentes turmas, serão reorganizados, designadamente o funcionamento das turmas em turnos de meio dia, de forma a acomodar a carga horária das diferentes disciplinas. Os intervalos também serão desencontrados ou com a duração de apenas cinco minutos para reduzir o convívio social, a cooperação dos alunos na desinfeção da sua secretária também poderá ser solicitada no final da aula, os bares das escolas vão ter acesso limitado e ainda haverá o recurso a cantinas com serviço de take-away.

Com efeito, nas recomendações que enviou às escolas, a DGS adverte para o uso obrigatório de máscara por todas as pessoas que entrem na escola, nomeadamente, professores, pessoal não docente e encarregados de educação e também pelos alunos a partir do 5.º ano de escolaridade.

É imprescindível a lavagem das mãos com água e sabão e a secagem com toalhetes de papel, além de que deve ainda ser disponibilizada uma solução antissética de base alcoólica à entrada dos recintos. De acordo com o que ouvimos frequentemente, estas medidas são fundamentais, porque sabemos que a correta higienização das mãos, o uso adequado de máscara e o distanciamento contribuem fortemente para reduzir a propagação e contágio pelo vírus.

Também serão definidos os trajetos dentro dos estabelecimentos, reorganizadas as turmas e distribuição dentro da sala de aula das mesas e cadeiras nas salas de forma a garantir o cumprimento das normas.

A DGS determina ainda que “sempre que possível, e que tal não comprometa a segurança das crianças e dos alunos, devem manter-se as janelas e/ou portas abertas, de modo a permitir uma melhor circulação do ar e evitar toques desnecessários em superfícies”.

Quanto à limpeza de espaços e desinfeção de superfícies, estipulou-se a necessidade de um plano de higienização, sendo de realçar a importância de reforçar o pessoal não docente responsável pela limpeza e desinfeção do edifício escolar e pela gestão de resíduos, e deverá ser acautelada, sempre que possível “formação adequada, em articulação com o Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos, da Direção-Geral da Saúde”, segundo as recomendações da DGS.

Para reduzir o contacto físico entre os alunos, o Agrupamento tomou medidas para que os mesmos sejam organizados em grupos ou turmas, devendo esta organização manter-se ao longo de todo o período de permanência na escola. O objetivo é que estes grupos tenham, sempre que possível, horários de aulas, intervalos e períodos de refeição organizados de forma a evitar o contacto com outros grupos/turmas.

Seguindo a mesma lógica, a DGS aconselha que cada turma tenha a mesma sala atribuída (ampla e arejada) devendo os alunos ocupar sempre o mesmo lugar, o qual foi implementado nas escolas deste Agrupamento. A este propósito, é ainda definido pela DGS que “as mesas devem ser dispostas, sempre que possível, junto das paredes e janelas, de acordo com a estrutura física das salas”, evitando pôr alunos de frente uns para os outros, sendo ainda estipulado que, “sempre que possível, deve garantir-se um distanciamento físico entre os alunos e alunos/docentes de, pelo menos, um metro, sem comprometer o normal funcionamento das atividades letivas”.

A DGS realça igualmente a necessidade de se “evitar a concentração de alunos nos espaços comuns da escola, nomeadamente na biblioteca ou nas salas de informática”.

A regra que começou a vigorar no início do isolamento e que se deve manter, passa por dar preferência à via digital na comunicação, segundo a DGS “privilegiar a via digital para todos os procedimentos administrativos, sempre que possível”, nomeadamente no contacto com os encarregados de educação. Ao mesmo tempo, recomenda-se que “devem suspender-se eventos e reuniões com um número alargado de pessoas.

De facto, os dias que antecedem o início das aulas são de muito nervosismo e preocupação, mas temos a certeza de que os alunos, educadores, professores e pessoal não docente, bem como toda a comunidade educativa, de tudo farão para prevenir o contágio. Reina entre nós um clima de otimismo e queremos que as famílias se sintam seguras e protegidas nesta fase, para que o regresso às aulas seja feito com toda a tranquilidade.

Votos de Bom ano Letivo.

APEEESO


Escolas do Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes:

 

Escola Básica de 2º e 3º ciclos Dr. António João Eusébio - Moncarapacho
Escola Básica do 1º ciclo e Jardim de Infância - Moncarapacho

Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. João Lúcio - Fuzeta
Escola Básica do 1º ciclo e Jardim de Infância - Fuseta

  

O nosso compromisso, enquanto pais e encarregados de educação, organizados em Associação, passa por promover os interesses dos alunos, no que respeita á sua educação.

 

 

A APEEESO - Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes de Olhão, foi reativada em 2008 por um grupo de pais e encarregados de educação conscientes que é um dever cívico participar na educação dos filhos.

É uma associação sem fins lucrativos, religiosos ou políticos.

A APEEESO tem como finalidades essenciais fomentar uma colaboração permanente entre os alunos, corpo docente e familia, criar e manter condições para a efetiva participação destes últimos na tarefa educativa que, em comum, lhes compete.

Cabe à escola o processo de aprendizagem dos alunos, mas este não pode ser dissociado do papel educativo.

É necessário que os pais e encarregados de educação participem.

Sejamos interventores no processo educativo.

Todos temos uma palavra a dizer, relativamente à educação dos nossos filhos/educandos.

Colabore para que a Escola dos nossos filhos seja um espaço de ensino de qualidade, aprendizagem efetiva, formação cívica, crescimento integral, bem-estar e proteção.

 

 

Associa te

 

         Dê-nos a sua opinião

                                                                 Seja membro da APEEESO     

                                                                                                                                    Junte-se a nós!

 

Reuniões de direção:

Primeira quarta feira de cada mês, pelas 18h30 na sala da APEEESO 

 


 

Contactos:
Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes
Av. Dr. Franciso Sá Carneiro
8700-853 Olhão
Email:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Facebook: APEEESO, aqui

 

 

© 2019 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top