Human Impacts @ Coastal Ecosystems

C7 - Seahorse: a mistery hidden in Ria Formosa
 
O AEFFL abraçou em 2018 um projeto de cooperação com escolas provenientes da Bulgária (Dobrich), Itália (Mascalucia), Grécia (Kefalonia), Espanha (Vila de Vícar) e Letónia (Ogre) em torno do potencial e das ameaças dos ecossistemas costeiros locais.
Em maio de 2020, teria tido lugar no nosso Agrupamento a última mobilidade de alunos; porém, devido à situação pandémica Covid-19 fomos obrigados a adiar o referido encontro, na esperança de que um ano depois, seria possível voltar a juntar alunos e professores.
Um ano passou, e continuou a não ser possível realizar a mobilidade física. Porém, a última mobilidade, ainda que em modo virtual, foi organizada e encontra-se em desenvolvimento entre os dias 12 e 18 de maio.
Recorrendo às TIC, foram planeadas atividades síncronas (como palestras, apresentações de trabalhos dos alunos, visitas virtuais por Olhão e pela costa algarvia, tertúlias, quizzes) e assíncronas (visionamento de filmes, trabalhos de grupo potencializadores do trabalho colaborativo, preenchimento de inquéritos).
As atividades síncronas estão a ser transmitidas em live streaming através do canal de Youtube do AEFFL, pelo que lançamos o convite a toda a Comunidade.
Mais informações em https://www.youtube.com/channel/UCseqSM0YTDqQEggJk9Er0cQ 
Program: https://sites.google.com/aeffl.pt/c7-seahorse-amysteryhiddenria/program
Projeto Erasmus+ "Human Impacts @ Coastal Ecosystems" C7 - Seahorse: a mistery hidden in Ria Formosa
Pin It

Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”Project Logo final

Mobilidade a Dobrich (Bulgária)

Entre os passados dias 17 e 23 de março, as alunas Ana Rita Rodrigues (10º A), Laura Guerreiro (10º A) e Beatriz Valente (10º E) acompanhadas pelos professores Emanuel Bettencourt e Óscar Ribeiro, representaram o AEFFL em Dobrich (Bulgária) durante a primeira mobilidade de alunos do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”.

imagem1

Durante a mobilidade a Dobrich, as alunas vivenciaram experiências únicas e enriquecedoras tanto a nível cultural como pessoal, tendo sido recebidas por famílias de acolhimento. Foram 7 dias de apresentações de trabalhos realizados até então, participação em workshops temáticos e em visitas de estudo onde, para além de terem desenvolvido competências relacionadas com as diferentes áreas disciplinares, desenvolveram também competências ao nível da língua inglesa, de uma cidadania participada e de relacionamento interpessoal.

18-03-2019

Após uma interessante receção por parte da Escola Profissional de Medicina Veterinária Prof. Dr. Georgi Pavlov, com um acolhimento marcado pela presença de elementos típico da cultura local e por uma sessão de boas-vindas por parte da Diretora, Dra Svetla, e de um representante da educação do município, foi-nos proporcionada uma visita guiada pelas instalações da escola, onde chegámos a “invadir” algumas salas com aulas a decorrer. Seguidamente, foi-nos apresentada pelos anfitriões uma visita virtual pela cidade de Dobrich.Feito isto, os demais parceiros apresentaram o ecossistema costeiro da área da respetiva área geográfica das escolas, assim como o logo nacional a concurso para o logo do projeto. Mais tarde, enquanto o júri composto pelos professores dos diferentes países parceiros deliberou pelo logo vencedor, o apresentado por Espanha, os alunos estiveram envolvidos num quizz sobre o Mar Negro.

imagem2

19-03-2019

O dia começou com uma visita de estudo ao Green Training Center – Shabla, onde se pode aprender sobre a biodiversidade na área do Mar Negro, tendo a atividade culminado com uma observação de aves no Lago de Durankulak e com uma entrevista televisiva ao professor Emanuel Santos e a um aluno letão, sempre monitorizados por uma fantástica equipa de voluntários da ONG Green Balkan. O dia terminou com uma visita ao Cabo Kaliakra, um dos mais emblemáticos da Europa.

imagem3

20-03-2019

Logo pela manhã, o grupo foi contemplado com uma visita de campo até uma praia em Bolata onde foi possível observar a quantidade de lixo ali deixada. Procedeu-se, em brigadas de limpeza compostas por alunos dos demais países, à recolha e inventariação do lixo. Após o almoço convívio na praia, o grupo deslocou-se até Balchik onde visitou o Jardim Botânico e o Palácio, e ainda até Albena para conhecer um dos mais bonitos resorts da costa da Bulgária e a Reserva de Baltata.

imagem4

21-03-2019

Viajámos até Varna, onde visitámos o centro da cidade, com especial destaque para a imponente Catedral e para a zona do passeio marítimo. Seguiu-se uma visita ao “Dolphinarium” e um passeio de barco pelo Rio Kamchia, uma das zonas húmidas da Bulgária, onde constatámos o elevado teor de poluição e os seus impactes, nomeadamente a eutrofização das águas.

imagem5

22-03-2019

Neste nosso último dia em Dobrich, visitámos uma escola do ensino especial onde foi possível, em conjunto com os seus alunos, construir manualmente peças decorativas com materiais retirados do oceano e/ou praia. Esta foi uma experiência muito enriquecedora. A manhã culminou com uma exibição de folclore búlgaro onde, no final, nos foi possível participar nas danças típicas. Visitámos a parte antiga de Dobrich e tivemos o resto do dia para estar em convívio com os nossos anfitriões. O dia acabou com um jantar convívio e festa de despedida.

imagem6

23-03-2019

O dia começou bem cedo para se iniciar a viagem de regresso até Olhão. Entre abraços e lágrimas entre os alunos e famílias de acolhimento, uma coisa ficou certa: isto não foi um adeus mas sim um até já! Muito obrigado por tudo!!!

imagem7

Ana Rita Rodrigues (10ºA) - Laura Guerreiro (10ºA) - Beatriz Valente (10ºE)

Pin It

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Sugestões

Go to top