Entre os passados dias 29 de setembro e 05 de outubro de 2019, as alunas Beatriz Barôa (11º A), Mariana Teixeira (11º A) e Luana Barbosa (11ºE) acompanhadas pelos professores Emanuel Bettencourt, Óscar Ribeiro e pelo diretor Idalécio Nicolau, representaram o AEFFL em Argostoli (Kefalonia - Grécia) durante a terceira mobilidade de alunos do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems”.

Durante a mobilidade a Argostoli, as alunas apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos sobre os serviços de regulação do ecossistema da Ria Formosa a alunos de Espanha, Grécia, Letónia, Bulgária e da Itália. As alunas participaram em oficinas de trabalho colaborativo e em saídas de campo sob o tema da biodiversidade dos ecossistemas costeiros e do impacto humano nos mesmos e tiveram a oportunidade de contactar com outras culturas, de adquirir mais conhecimentos sobre os ecossistemas costeiros e desenvolver competências ao nível da língua inglesa e de ciência cidadã.

 

 

 

 

29-09-2019

Após algumas horas passadas entre voos e aeroportos, chegámos à paradisíaca ilha de Kefalonia, onde tivemos uma calorosa receção por parte das alunas anfitriãs e respetivas famílias e por alguns professores gregos.

Feitas as apresentações, cada uma de nós seguiu para casa das respetivas famílias de acolhimento, que nos proporcionaram um primeiro contacto com a gastronomia grega. Após algum tempo passado em casa, que serviu para nos conhecermos melhor, fomos até ao centro de Argostoli onde nos encontramos com outros alunos: foi um bom convívio.

 

 

30-09-2019

Chegadas à Escola deparámo-nos com um facto bastante curioso: todos os alunos, juntamente com o diretor, rezaram uma pequena prece, e segundo o que apurámos trata-se de uma rotina diária.

Após uma fotografia de grupo na entrada da escola, iniciaram-se os trabalhos do dia: no auditório da escola tivemos a sessão de boas vindas por parte do diretor, representante do município, coordenador grego do projeto e coordenador do projeto, o professor Emanuel Bettencourt.

Procedeu-se à apresentação do programa da fantástica semana que nos esperava, à visualização de um vídeo de apresentação da cidade de Argostoli e um outro da ilha de Kefalonia.

Seguiram-se as apresentações de cada país sobre os serviços de regulação dos ecossistemas costeiros das áreas geográficas onde as escolas se localizam.

Terminadas as apresentações, houve lugar a um coffee break e uma visita pela escola.

Terminada a visita à escola, era hora de dar início à atividade de quebrar o gelo com uma equipa de psicólogos da APOPLUS (Center for the promotion of psycho-social health). Tratou-se de uma atividade bastante interessante, que permitiu ao grupo dar-se a conhecer.

Seguiu-se uma agradável surpresa: almoço convívio com alunos, professores e pais/famílias, onde foi possível degustar vários práticos típicos confecionados/trazidos pelas famílias.

Durante o fantástico almoço, houve ainda tempo para diversão: alguns alunos passaram músicas dos seus países e ensinaram as respetivas coreografias. Claro que nós também tivemos o nosso momento e ensinamos a coreografia da música “Vem dançar kuduro”. Foi espetacular ver como alunos e até os professores aderiram à iniciativa.

Neste primeiro dia houve ainda tempo para caminhar pelas margens da Lagoa de Koutavos e para assistir a uma apresentação sobre tartarugas por parte dos especialistas do Conservancy of Mount Aenos National Park and Kefalonia Wildlife Sense Organization.

 

 

 

 

 

 

01-10-2019

Saímos bem cedo da escola em direção à Península de Asos, passando pela beleza inigualável de Myrtos, onde passámos uma excelente manhã: houve tempo para subir ao castelo e tempo para mergulhar nas águas cristalinas.

Dirigimo-nos depois para Karavomilos onde almoçamos e onde fizemos uma recolha de amostras de água para análise posterior.

Após o almoço foi tempo de visitar as Grutas de Mellisani e Drokarati de uma enorme beleza natural, em especial as de Melissan, com uma encantadora história de amor, ainda que trágica.

 

 

 

 

02-10-2019

Saímos cedo da escola em direção a Livadi.

As atividades do dia começaram com a observação de aves na Zona Húmida de Livadi e com uma atividade de ciência cidadã, coastwatch. Durante estas duas atividades contamos com a presença dos especialistas do Conservancy of Mount Aenos National Park.

Seguiu-se uma visita guiada a uma unidade de indústria de pescas, onde foi possível aprender todo o processo desde a produção peixe e de alimento para os mesmos, até à sua entrada no circuito comercial.

Continuamos a nossa viagem até Kounopetra, local onde almoçamos e onde foi feita mais uma recolha de amostras de água para análise.

Houve ainda tempo de visitar Xi Beach onde foi possível nadar e até fazer um tratamento caseiro à pele com as argilas existentes na referida praia.

Antes do regresso a Argostoli, foi-nos dada a oportunidade de fazer uma breve visita a Lixouri.

 

 

 

 

 

 

03-10-2019

Hoje o dia amanheceu com alguns períodos de chuva, mas isso não nos impediu de cumprir a nossa agenda: visitámos o Folk Museum of Argostoli e a Biblioteca de Argostoli e caminhamos um pouco por Argostoli onde, junto ao porto de pesca, foi possível observar tartarugas que são atraídas pelos barcos de pesca.

Seguidamente visitámos uma escola com alunos de necessidades educativas especiais, em Peratata, onde em conjunto com eles construímos e pintámos algumas peças alusivas ao mar: esta foi uma experiência bastante emotiva.

Depois fomos até ao Museu Bizantino de St. Andrew onde apenas foi possível fazer uma visita rápida, dado que as condições atmosféricas pioraram.

Após o almoço visitámos o Castelo de St. George onde apreciámos a vista em seu redor.

Uma vez que as condições atmosféricas voltaram a piorar, já não foi possível passar o tempo previsto na praia de Makris Gialos. Assim, ficámos com o resto da tarde livre para conviver com os nossos anfitriões em Argostoli.

 

 

 

04-10-2019

Neste nosso último dia em Argostoli, participámos na criação de um poster digital “Think globally act locally” e de um memorando de toda a nossa mobilidade/experiência.

Antes do almoço teve lugar a nossa última atividade: visita ao Instituto Tecnológico onde foi possível proceder à análise das várias amostras de água recolhidas e inferir dos diferentes indicadores medidos.

Após uma fotografia de grupo à porta do Instituto, tivemos tempo livre, que serviu para caminhar mais um pouco por Argostoli e fazer as últimas compras de souvenirs.

O dia acabou com um jantar convívio e festa de despedida.

 

 

 

 

 

 

05-10-2019

E assim se chegou ao fim de uma semana de aventura, convívio e muitas aprendizagens.

Entre abraços e lágrimas entre os alunos e famílias de acolhimento, uma coisa ficou certa: isto não foi um adeus mas sim um até já!

Muito obrigado por tudo :)

Beatriz Barôa (11ºA) – Mariana Teixeira (11ºA) – Luana Barbosa (11ºE)

 

 

 

© 2019 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top