Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes

XVI - FRANCISQUÍADAS 2025

 

Inscrições – até dia 28 DE MARÇO de 2025 exclusivamente online em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdeIPyTs3QGwpzCdnR7X0hA-yvA-5wVU3Kfiy1h1hOes_R5qw/viewform

CONCURSO
Subordinado a este nome desenvolver-se-á, ao longo do ano letivo 2024-2025, um concurso de índole cultural e desportiva, constituído por um total de seis provas (sendo quatro obrigatórias e duas de opção, escolhidas de entre um leque de sete, abaixo indicadas), de que se publica o presente regulamento geral.

ÉPOCA DE REALIZAÇÃO
 O concurso decorre entre fevereiro de 2025 e 4 de abril de 2025, estando a efetivação das provas agendada para a última semana do 2.o período letivo (3 últimos dias).


LOCAL
As provas decorrem na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, em local a indicar oportunamente (Pavilhão/Multiusos/Auditório/outro).


DIA E HORA
Dias 2, 3 e 4 de abril de 2025 – Horário a definir (ver planificação)

 


PARTICIPAÇÃO
Como atividade extracurricular, podem participar todos os alunos dos cursos regulares e profissionais do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, baseados na estrutura Turma, representada por uma equipa identificada por um nome ou pela designação do Ano e Turma, com um número variável de participantes (de acordo com o regulamentado específico de cada prova). Cada equipa deverá apresentar dois responsáveis:
um professor da turma e um aluno. Reforça-se o facto de que somente alunos da mesma turma poderão constituir a equipa.


INSCRIÇÕES
As inscrições são online, através de formulário disponível na página web do agrupamento, até às 23h59 do dia 28 de março de 2025.

PROGRAMA
O concurso é constituído por um total de seis provas: quatro obrigatórias e mais duas à escolha da equipa, de acordo com o leque de opções proposto a seguir.

PROVAS OBRIGATÓRIAS
É obrigatória a prestação das seguintes quatro provas:
Cultura (Conhecimentos gerais + Atualidade)
Desporto (Jogos e Perícias)
Leitura
Solidariedade (recolha de tampas de plástico – reciclar o plástico)

PROVAS DE OPÇÃO
De entre as sete provas apresentadas, as equipas escolhem apenas duas:
Vídeo
Canto/Música
Dança
Criatividade
Teatro
Quebra-tolas
Expressão Plástica

FORMA DE COMPETIÇÃO
A definir de acordo com o número de equipas inscritas e são específicas de cada prova.

FALTA DE COMPARÊNCIA

A falta de comparência a qualquer prova selecionada implica a pontuação de zero, podendo a equipa ser eliminada do concurso.

JÚRIS e CLASSIFICAÇÕES
Cada prova é apreciada por um júri constituído por três professores, que atribuem, individualmente, uma classificação de 0 a 10 pontos, sendo vencedora a equipa mais pontuada no total das seis provas disputadas. Depois de apreciadas as provas das turmas participantes, cada júri apresenta, de imediato, os respetivos resultados à Comissão Coordenadora, que os divulgará, oportunamente, em tabela própria de classificação.

PRÉMIOS
A equipa vencedora receberá um troféu alusivo ao concurso e um diploma de participação, extensivo a todos os participantes. As melhores provas realizadas no decorrer do Concurso poderão ser selecionadas para a Gala das Francisquíadas que se realizará no 3º período, em data a definir.

NOTA 1
As informações devem ser pedidas, verbalmente ou por escrito, aos elementos da Comissão Coordenadora das "XVI Francisquíadas 2025".

NOTA 2
Os participantes devem consultar o regulamento específico de cada prova. Cada equipa tem oportunidade de apostar um JOKER, uma única vez e numa única prova.
Quando uma equipa aposta o JOKER numa prova, a pontuação adquirida nessa prova duplica. As equipas devem, na abertura das XVI Francisquíadas 2025, indicar qual a
prova em que querem apostar o JOKER.

NOTA 3
As dúvidas podem ser colocadas através do endereço de e-mail - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. As alterações julgadas oportunas e os casos omissos serão da exclusiva responsabilidade da Comissão Coordenadora das “XVI Francisquíadas 2025”.

NOTA 4
Para treinar para as diferentes provas podem solicitar, na Direção da escola, a utilização do pavilhão multiusos (inscrição prévia – atenção que, sendo período letivo, há aulas
programadas neste espaço e estas têm prioridade). A requisição de qualquer outro espaço também tem de ser solicitado na direção da escola.

PROVA DE DESPORTO (Obrigatória)

TIPO - A prova consta da execução de um conjunto de jogos e perícias, REALIZADOS POR 6 ELEMENTOS DA TURMA (sempre os mesmos 6), a seguir definidos:
1. Luta de Tração com Corda (6 elementos da turma); avaliado por tempo e por vitória.
2. Olhos Vendados (2 elementos da turma); um aluno percorre um percurso, de olhos vendados, comandado por um colega (dá indicações ao colega). Prova avaliada por tempo.
3. Gincana (6 elementos da turma) constituída por 6 estações de diferentes modalidades, cada aluno fica numa estação e é avaliado pelo tempo total dos 6 elementos a completarem a prova.
Nota: Nas diferentes provas não é permitido uso de luvas, laca nos ténis, pó de talco ou outros acessórios.


PONTUAÇÃO
A classificação final será a soma das pontuações obtidas nos 3 jogos. (cada prova tem tabelas específicas de registo).
O primeiro classificado das 3 provas terá 10 pontos, o segundo 9,8, o terceiro 9,6 e assim sucessivamente.

CONDIÇÕES
Os alunos deverão comparecer na prova equipados com vestuário e calçado desportivo. Só estão no pavilhão os seis alunos participantes de cada equipa/turma.
O Professor e o aluno responsável pela equipa devem estar a acompanhar a equipa/turma dentro do pavilhão.

PROVA DE SOLIDARIEDADE (Obrigatória) RECICLAR!!!

TIPO E DURAÇÃO
A prova tem como objetivo promover os valores de solidariedade e cidadania, associando a participação das turmas nas Francisquíadas a uma campanha de solidariedade social, com o principal intuito de ajudar alguém que precisa de muitas tampas e/ ou caricas para conseguir ter/arranjar a sua cadeira de rodas. Esta recolha deverá ser feita pelos alunos das turmas, armazenando as tampas de plástico e/ou as caricas em garrafões de 5 litros, identificados por turma e a entrega dos mesmos será feita no dia e hora da prova, em local próprio (Os garrafões identificados por turma, serão colocados junto à parede exterior do refeitório). O aluno responsável dirá o número de garrafões que a turma tem e o mesmo será confirmado pela comissão.
NOTA: Os garrafões não podem conter tampinhas e caricas misturadas. Só serão contabilizados os garrafões que contenham apenas tampinhas e os que contenham apenas
caricas.

PARTICIPANTES
Todos os alunos da turma deverão contribuir para a recolha das tampinhas e/ou caricas. Só é permitida a entrada de alunos participantes nas Francisquíadas para entrega dos garrafões.

PONTUAÇÃO
A contabilização será feita tendo em conta o número de garrafões de 5 litros cheios com tampinhas de plástico e/ou caricas. A turma que recolher mais garrafões terá 10 pontos, a segunda turma com mais garrafões acumulados terá 9,8 e assim sucessivamente.

CONDIÇÕES
Na contabilização dos garrafões, considera-se o garrafão cheio quando as tampinhas e/ou caricas ocuparem todo o interior do garrafãode 5 litros até ao seu limite.
Nos garrafões de tampinhas de plástico e/ou caricas, poderão ser introduzidas tampas plásticas de detergentes ou outros produtos, podendo ser aberto um orifício no
garrafão para as introduzir que posteriormente deverá ser vedado. A turma deve indicar o número de garrafões que tem. Só o aluno responsável dirá e assistirá, junto do Júri, à contagem/verificação dos garrafões.

PROVA DE LEITURA (Obrigatória)

TIPO
A prova consta da leitura de um texto literário ou original, escrito em português, norma europeia. O texto não poderá exceder uma página A4 (letra Areal, tamanho 12).

DURAÇÃO
2 a 3 minutos.

PARTICIPANTES
Número livre a decidir pela equipa concorrente.

PONTUAÇÃO
Por se tratar de uma prova de leitura expressiva, serão avaliados os seguintes aspetos:

Dicção / Articulação / Fluência – (5 pontos)
Expressividade (intensidade, ritmo, pausas e entoação) – (5 pontos)

CONDIÇÕES
O texto escolhido por cada equipa deverá ser entregue impreterivelmente na abertura das Francisquíadas e devem entregar 3 cópias por texto. As cópias entregues têm que estar obrigatoriamente identificadas com o nome da equipa.

PROVA DE CULTURA / ATUALIDADE (Obrigatória)

TIPO
1. A prova de Cultura/Atualidade é disputada no sistema de pergunta – resposta, num total de 20 questões iguais para todas as turmas.
2. As questões estão relacionadas com temas atuais e de cultura geral, sendo que um dos representantes da equipa escreverá numa folha de papel, entregue por um membro da comissão organizadora, a resposta que considera ser correta.
3. Depois de feita a pergunta, o cronómetro começa a contar 45 segundos. Terminados os 45 segundos, o representante de cada grupo levanta o papel com a resposta, para que a mesma possa ser registada pelos membros do júri.

ÂMBITO TEMÁTICO
As questões abrangem temas da atualidade nacional/internacional, no campo da ciência/cultura (arte e letras), desporto, educação e política.

ESPAÇO - Multiusos

PARTICIPANTES - Cada equipa é constituída por um grupo de 4 alunos (que colaboram na procura da solução) e apresentada por 1 representante (único elemento autorizado a escrever e a mostrar a resposta).


PONTUAÇÃO
Cada resposta certa é pontuada com 0,5 pontos, até um total de 10 pontos.

DURAÇÃO
A prova termina quando estiverem esgotadas as 20 questões dos vários temas postos a concurso. O tempo limite para cada uma das turmas escrever a sua resposta é de 45 segundos.

NOTA 1-
Só podem assistir à prova as turmas participantes. Só existem lugares sentados para participar na prova. Não é permitida a presença de outros elementos da equipa/turma durante a realização da prova.

PROVA DE DANÇA (Opcional)

TIPO
Executar, à escolha da equipa, uma coreografia de dança (são possíveis os mais variados estilos de dança: moderna, hip-hop, clássica, etc.).

ESPAÇO - Multiusos

PARTICIPANTES - Fica ao critério de cada equipa o número de elementos participantes.

DURAÇÃO - Mínimo: 2 minutos; Máximo: 5 minutos.

TEMA E GUARDA-ROUPA - Livre, a escolher pela equipa.

PONTUAÇÃO -Cada elemento do júri dispõe de um total de dez pontos, a atribuir segundo dois parâmetros distintos, como a seguir se indica.

AVALIAÇÃO:

A avaliação da prova de Dança engloba dois parâmetros, um de natureza técnica e outro de natureza artística. A equipa fica com a classificação atribuída pelo júri (se a prova teve 8,8 é este o valor que entra na soma do total de provas). A pontuação total é DE 10 PONTOS e em cada um destes parâmetros é de 1 a 5 pontos, como
a seguir se refere:


AVALIAÇÃO TÉCNICA

AVALIAÇÃO ARTISTICA

Saber coreográficamente a dança 2 PONTOS

A postura corporal correta em relação à característica da Dança 1 PONTO

Noção do ritmo musical da dança 2 PONTOS

O Sentimento (alegria no dançar) 1,5 PONTOS

A Comunicação com o par/grupo 1 PONTO

A perfeição 1,5 PONTOS

A Caracterização do traje 1 PONTO

 

PROVA DE CANTO / MÚSICA (Opcional)

TIPO
A prova a executar, à escolha da equipa, pode incluir o conjunto das duas atividades propostas ou ser apenas uma (ou de canto ou de música).

ESPAÇO - Multiusos

PARTICIPANTES: Fica ao critério de cada equipa o número de elementos participantes.

DURAÇÃO: Até 5 minutos.

TEMA E GUARDA-ROUPA : Livre.

PONTUAÇÃO : Cada elemento do júri dispõe de um total de dez pontos, com 2 pontos em cada parâmetro da avaliação, como a seguir se indica.

Nas provas de Canto e de Música, a avaliação compreende:
1. Público (Entretenimento do público),
2. Afinação (Entoação e controle da afinação),
3. Expressão vocal e Expressão emocional,
4. Presença (Presença em palco),
5. Voz (Qualidade Vocal).

NOTA
O tempo de duração das provas é para respeitar integralmente.

PROVA DE CRIATIVIDADE (Opcional)

TIPO
A prova deve ser inédita.

DURAÇÃO
Até 10 minutos.

PARTICIPANTES
Individual ou em grupo (não havendo limite de concorrentes).

ESPAÇO
Multiusos ou Auditório (Local da escola a indicar pelos intervenientes).

PONTUAÇÃO
Cada elemento do júri dispõe de um total de dez pontos, divididos pelos seguintes parâmetros e valem dois pontos cada:
1. Impacto despoletado pela prova / Efeito Surpresa
2. Originalidade / Inovação
3. Naturalidade / À-vontade
4. Expressividade
5. Exuberância

PROVA DE ARTES / EXPRESSÃO PLÁSTICA (Opcional)

TIPO
Realização de uma Composição Pictórica a partir de uma imagem dada.

DURAÇÃO
A duração máxima da prova será de 60 minutos.

PARTICIPANTES
Prova em pequeno grupo (2 a 4 elementos a definir pela equipa).

ESPAÇO
A definir pelos júris da prova.

PROCEDIMENTOS
A Prova da Composição apresenta 2 Fases:
1. Reprodução ampliada de uma Imagem a cores (Desenho de Observação/ Tratamento Cromático) na metade esquerda da Folha A2 fornecida pela organização para a realização do trabalho;
2. A partir da imagem reproduzida no lado esquerdo da folha, proceder à respetiva transformação gradual das formas e tratamento cromático das mesmas, através da
Simplificação por Nivelamento/Acentuação, de modo a finalizar a composição pelo uso do Abstracionismo Geométrico (Desenho Criativo/ Capacidade Comunicativa).

MATERIAL Suporte:
Uma Folha A2 de Papel Canson (ou similar, a disponibilizar aos participantes pela organização); Meios atuantes: lápis preto, lápis de cor, Pastéis de Óleo (a disponibilizar aos participantes pela organização); Outros: régua; esquadro; lápis de grafite; borracha; lenços de papel; toalhitas.

PONTUAÇÃO : Cada elemento do júri dispõe de um total de dez pontos, divididos pelos 4 parâmetros e valem 2,5 pontos cada. A atribuição dos pontos por cada elemento do júri, far-se-á de acordo com os seguintes critérios/pesos:
1. Criatividade
2. Expressividade / Capacidade Comunicativa
3. Técnica / Coerência Representativa
4. Empenhamento/ Espírito de Equipa

NOTA O tempo de duração das provas é para respeitar integralmente. O não cumprimento do tempo limite de cada prova implica uma penalização de um ponto nessa prova.

PROVA DE VÍDEO (Opcional)

TIPO
A prova consiste na realização de um vídeo da autoria da equipa. Compete a cada equipa escolher um tema e dar um título ao Vídeo. É permitido o recurso a todos os tipos de imagens captadas pela própria equipa e/ou selecionadas dos diversos bancos de imagens atualmente disponíveis via TV e internet.

DURAÇÃO DO VÍDEO
Até 10 minutos.

PARTICIPANTES
Fica ao critério de cada equipa o número de elementos participantes.

SUPORTES E FORMATOS DE GRAVAÇÃO
Flash Pen Drive ou Disco Externo em formato MPEG. Só se aceitam vídeos neste formato.

PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO
A avaliação engloba dois eixos: o técnico e o artístico. Por se tratar de uma prova de tema livre, a avaliação dará mais peso ao eixo artístico, 60%.
Aqui consideram-se inúmeros parâmetros, dos quais se podem destacar como exemplos: a Mensagem, o conteúdo emocional, a criatividade / originalidade.

Cabem na avaliação técnica, com peso de 40%, todos os parâmetros relacionados com a qualidade de imagem e de som, bem como a complexidade dos recursos técnicos utilizados na edição (montagem).

Avaliação Artística /Avaliação Técnica:
1. Mensagem e força (conteúdo emocional) - 3 pontos
2. Criatividade / Originalidade -3 pontos
3. Qualidade do som e da imagem 2 pontos
4. Complexidade dos recursos utilizados 1 ponto
5. Edição / Montagem - 1 ponto
NOTA - O tempo de duração das provas é para respeitar integralmente. O não cumprimento do tempo limite de cada prova implica uma penalização de um ponto nessa prova.

PROVA DE TEATRO (Opcional)

TIPO E DURAÇÃO
Prova de dramatização com texto, que pode assumir um formato performativo, com a duração máxima de 15 minutos


PARTICIPANTES
Fica ao critério de cada equipa o número de elementos participantes.

PONTUAÇÃO
Cada elemento do júri dispõe de um total de dez pontos, tendo em conta a:
1 - Expressão corporal
2 - Foco e postura
3 - Criatividade e improviso
4 - Dicção e projeção de voz
5 - Texto e mensagem
(dois pontos cada)


CONDIÇÕES
Para a Prova de dramatização textual, a equipa pode criar o seu próprio texto ou optar por escolher ou adaptar um texto dramático universal, tendo de o dar a conhecer ao júri, até dia 28 de março, em sobrescrito fechado, entregue à Comissão Organizadora, com a identificação da equipa concorrente. O texto poderá sofrer alterações (supressões, acrescentos, subversão, de acordo com o critério de cada equipa), a utilização de guarda-roupa/adereços ficará também ao critério dos alunos.

NOTA O tempo de duração das provas é para respeitar integralmente. O não cumprimento do tempo limite de cada prova implica uma penalização de um ponto nessa prova.

PROVA "QUEBRA – TOLAS" (Opcional) (No âmbito da Matemática)

TIPO
A prova é constituída por 4 questões, que podem ser de vários tipos, nomeadamente:
- problemas;
- jogos;
- atividades de dedução;
- atividades de generalização;
- atividades de estruturação geométrica;
- atividades de estruturação numérica.

DURAÇÃO
O tempo gasto para responder a cada questão será definido em cada “Quebra-Tolas”.

PARTICIPANTES
A definir consoante a prova.

ORGÂNICA
As questões são apresentadas a todos ao mesmo tempo e respondem no tempo.

PONTUAÇÃO
O júri pode atribuir uma classificação de 2,5 a cada questão. o (Total de 10 pontos)

NOTA
O tempo de duração das provas é para respeitar integralmente. O não cumprimento do tempo limite de cada prova implica uma penalização de um ponto nessa prova.

NOTAS FINAIS


GALA DAS FRANCISQUÍADAS
As provas que forem selecionadas para a Gala das “XVI Francisquíadas” não podem, de modo algum, sofrer quaisquer alterações. A prova apresentada durante
as Francisquíadas tem que ser igual à que será posteriormente apresentada na Gala.

A escolha dos apresentadores da Gala é da inteira responsabilidade da Direção da Escola e da Comissão Organizadora das Francisquíadas.

Pin It