Projeto Phi in the Sky - O CERN e a experiência ALPHAInvestigadora Beatriz Guerreiro, ex-aluna da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, atualmente investigadora do CERN, aluna de doutoramento pela Universidade de Swansea e monitora da equipa do AEFFL no projeto “Phi in the sky”, deu uma palestra aos alunos de Física de 12º ano no passado dia 06 de janeiro de 2023.

A investigadora falou sobre a pesquisa que realiza no CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo, localizado na fronteira de França com a Suíça. A sua pesquisa consiste em estudar os níveis de energia de átomos de antimatéria, produzidos no LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas, com o fim de se entenderem melhor as propriedades desta substância exótica e responder a perguntas maiores tal como o motivo da discrepância entre a quantidade de materia e antimateria existentes no universo.

Devido à natureza da palestra, os alunos puseram questões no seu decorrer, pelo que foi um momento construtivo de esclarecimento de dúvidas e de partilha de curiosidades.
Durante a palestra foram discutidos vários assuntos acerca do percurso académico da palestrante como exemplo, o acesso à universidade e estudar no estrangeiro, alargando o entendimento dos alunos acerca das opções que os aguardam no futuro.

O projeto Phi in the sky realizará mais palestras como esta, levando em conta o interesse dos alunos.

Projeto Phi in the Sky Projeto Phi- O CERN e a experiência ALPHA

Pin It

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top