No presente ano letivo, os alunos do 3.º e 4.º anos assumiram o papel de verdadeiros Detetives das Entrelinhas! Ao longo de várias sessões de leitura orientada, em articulação com a professora bibliotecária e os docentes titulares, mergulharam em diferentes obras literárias, descobrindo autores, ilustradores e enriquecendo o seu vocabulário.
No projeto Detetives das Entrelinhas foram trabalhadas 11 obras e participaram 148 alunos, uma ação que promoveu a leitura crítica, a interpretação profunda e o prazer pela descoberta. Explorar sinónimos, significados escondidos e mensagens implícitas tornou-se uma aventura divertida e desafiante!
Um trabalho de equipa que despertou o gosto pela leitura e desenvolveu competências essenciais para a compreensão leitora.
Ao longo do presente ano letivo, as turmas do 1.º ano do nosso agrupamento participaram em mais uma edição do projeto Ora Ouve Lá, dinamizado pela terapeuta da fala, a professora bibliotecária e os docentes titulares de turma.
Este projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento da consciência fonológica e de outras competências essenciais à aquisição da leitura e da escrita. Foram realizadas 75 sessões, envolvendo 101 alunos, que participaram ativamente em atividades lúdicas e apelativas, como jogos fonológicos, leitura de livros infantis e expressões artísticas (plástica, musical, dramática, entre outras).
As sessões decorreram num ambiente envolvente e estimulante, reforçando a ligação entre aprendizagem, criatividade e prazer em aprender. No final, tanto os docentes como os alunos destacaram o impacto positivo do projeto, evidenciando melhorias nas competências trabalhadas e uma maior motivação dos alunos.
Parabéns a todos os envolvidos nesta iniciativa que aposta no sucesso desde os primeiros passos da escolaridade.
Ao longo do presente ano letivo, foi dinamizado o projeto Leitura a Par e Passo, na biblioteca da EB Dr. António João Eusébio e EB Dr. João Lúcio do nosso agrupamento, uma iniciativa centrada no apoio personalizado ao desenvolvimento da competência leitora.
Neste projeto, docentes da equipa da biblioteca acompanharam semanalmente 21 alunos, previamente sinalizados pelos professores, trabalhando a leitura individual ou em pares, com textos de diversas tipologias. As sessões incluíram momentos de leitura orientada, interpretação e exploração textual oral, promovendo não só a fluência, mas também a compreensão leitora.
A equipa envolvida considera que o projeto decorreu de forma muito positiva, com impactos visíveis no progresso dos alunos participantes. Nesse sentido, está já prevista a sua continuidade no próximo ano letivo.
Mais artigos …
Pág. 3 de 94
