Entrudo a Montante em Moncarapacho e Carnaval a Desfilar na FusetaEntrudo a Montante em Moncarapacho e Carnaval a Desfilar na Fuseta

Porque imaginar é, de certa forma, a leitura do real e do irreal que dentro e fora de nós existe (…) não precisamos de ir à procura de lugares transcendentes nem de temas complicados para exercitar a nossa imaginação sendo que a imaginação não se exercita, cultiva-se. (Menéres, M.A., 1993:35)

É neste contexto, que numa explosão de alegria e cor, cumprindo-se os tradicionais desfiles de Carnaval dos jardins de infância e escolas básicas do Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes se realizaram hoje, dia 28 de fevereiro de 2014, as atividades “Entrudo a Montante” em Moncarapacho e “Carnaval a Desfilar” na Fuseta.
Subordinado ao tema "Ano Internacional de Agricultura Familiar", pelas ruas passearam-se frutos e legumes, agricultores e espantalhos, insetos e flores, jardineiros e plantas, arco-íris e o sol… passaram igualmente, lado a lado, grupos que representavam várias profissões e desportos.

 

Utilizaram-se os mais diversos materiais, cada docente trabalhando o imaginário da criança, parte central no desenrolar das atividades, conquanto nestas idades esteja presente a afetividade e o sentimento, pois para as crianças nada é pensado, mas sim, experimentado e vivenciado, sempre com grande carga afetiva. Foi nesse pressuposto que foi solicitada a colaboração dos pais, encarregados de educação e outros familiares que para além de terem executado, na sua maioria, os disfarces dos seus filhos, também participaram ativamente nos desfiles.

 

Na Fuseta, contou-se com a participação do Infantário do Núcleo da Cruz Vermelha, com o Jardim de Infância da Fuseta e com os alunos do 1.º ciclo da Fuseta e Bias do Sul.
Em Moncarapacho participaram o Infantário do Núcleo da Cruz Vermelha, o Infantário “Meninos da Vila”, as crianças do Jardim de Infância e os alunos do 1.º ciclo da EB1/JI de Moncarapacho e algumas turmas e professores da EB2,3 Dr. António João Eusébio.

 

Destaca-se ainda a participação/colaboração efetiva de muitos docentes, assistentes operacionais e técnicos, bem como da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e das forças de segurança da Guarda Nacional Republicana.

{pgslideshow id=4|width=800|height=600|delay=1000|image=L}

© 2019 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top