Erasmus+
- Óscar Ribeiro
Um ano após o adiamento da mobilidade de alunos à Eslovénia em virtude da situação pandémica, a mesma aconteceu, ainda que em modo virtual.
Entre os passados dias 25 e 27 de maio, os alunos e professores envolvidos tiveram um contacto com a cultura eslovena onde, para além de conhecerem um pouco da história e de como os eslovenos vivem, foi possível aprender algum vocabulário esloveno.
Foi possível conhecer rotas oficiais na Eslovénia em torno do célebre “Caminho de Santiago”, rotas essas que são possíveis de encontrar por toda a Europa, incluindo Portugal.
Na sequência de atividades já anteriormente iniciadas, e após o grupo da Eslovénia apresentar o magnífico workshop “EUTea”, Portugal saudou o grupo com um típico chá feito na hora, a saber o chá de erva-príncipe.
Através dos vários workshops desenvolvidos pelo grupo de alunos da Eslovénia, aos demais participantes foi-lhes possível participar ativamente e desenvolver um trabalho colaborativo, recorrendo a diversas plataformas digitais, nomeadamente o eTwinning/ Twinspace.
Foram 3 dias com muita entrega, dedicação, desenvolvimento de trabalho colaborativo e de competências de ciência cidadã e linguísticas, novas aprendizagens e novas amizades no âmbito da União Europeia.
Após o encerramento do evento virtual, o grupo de alunos e professores do AEFFL envolvidos no Projeto organizaram um lanche saudável.
- Óscar Ribeiro
Encerramento do Projeto Erasmus+ "Human Impacts @ Coastal Ecosystems" - C7 - Seahorse: a mystery hidden in Ria Formosa
O AEFFL acolheu entre os dias 12 e 18 de maio a última mobilidade de alunos no âmbito do Projeto Erasmus+ "Human Impacts @ Coastal Ecosystems", em modo virtual.
Durante toda a semana, as atividades desenvolvidas abrangeram toda a área litoral da região do Algarve e, em especial, o ecossistema referente à "Ria" Formosa, evidenciando os diferentes serviços ecossistémicos por ele proporcionados.
Foi o culminar de 3 anos de projeto, que contaram com muita entrega, dedicação, desenvolvimento de trabalho colaborativo e de competências de ciência cidadã e linguísticas, novas aprendizagens e novas amizades no âmbito da União Europeia.
A Coordenação do Projeto não pode deixar de agradecer à Direção, por ter acreditado no projeto; aos professores e alunos envolvidos, pelo magnífico trabalho colaborativo desenvolvido; às famílias, pela receptividade; às escolas parceiras da Bulgária (Dobrich), Itália (Mascalucia), Grécia (Kefalonia), Espanha (Vila de Vícar) e Letónia (Ogre), e ainda a todo um conjunto de pessoas/entidades que foram fulcrais para o desenvolvimento deste encontro virtual, a saber: Câmara Municipal de Olhão, Centro de Ciência Viva do Algarve, Parque Natural da Ria Formosa, Universidade do Algarve e Centro de Formação Ria Formosa.
Subcategorias
Nature,Traditions and Identity in Youth' Visions
O projeto Erasmus+ "Nature, traditions and identity in youth’ visions" tem como objetivos principais consciencializar os nossos jovens da importância da preservação das nossas tradições e costumes, relacionando-os também com a preservação do meio ambiente envolvente. Os países envolvidos (Estónia, Turquia, Polónia, Bulgária e Portugal) irão desenvolver workshops e outras atividades onde apresentam algum do artesanato local. No caso do nosso país o artesanato selecionado foi a olaria e a pintura de azulejo.
Site do projeto: https://erasmusvision.wordpress.com