• DSC_0073.JPG
  • 20170907_094756.jpg
  • escola_lado1_JL.jpg
  • 20160318_100952.jpg
  • IMG_20150302_160413.jpg
  • CarnavalMonc_13.jpg
  • IMG_9003.JPG
  • IMG_2925.JPG
  • DSC_0035.JPG
  • 20160503_120526.jpg

ForumNo passado dia 14 de Outubro, realizou-se o Fórum XX Anos: Comemoração do lançamento da Rede de Bibliotecas Escolares, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Neste evento participaram entidades de vulto no domínio das Letras, Ciências e Gestão Documental, nacionais e internacionais, dirigentes políticos e, como não poderia deixar de ser, os mentores e impulsionadores da RBE: Eduardo Marçal Grilo, Isabel Alçada, Teresa Calçada e Guilherme de Oliveira Martins. Estiveram presentes os atuais dirigentes, Artur Santos Silva, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, a Coordenadora da RBE, Manuela Silva, o Secretário de Estado da Educação, João Costa, o Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado. Porém, o discurso mais aguardado foi o do Sr. Presidente da República.

 

Para além de lembrar a génese da Rede, que teve como antecedente o serviço itinerante de Biblioteca, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, registou-se a conferência do Diretor da Biblioteca Nacional de Alexandria – Ismail Serageldin – com comentário da escritora Lídia Jorge. Apesar das mudanças tecnológicas que transformam o modo como percecionamos o mundo, a biblioteca continuará a ser a guardiã da memória e o espaço onde a tolerância permite a convivência entre todas as ideologias e credos. E pela experiência relatada, jamais as máquinas poderão suprimir os homens. A humanidade encontrará nas bibliotecas as suas raízes e, acima de tudo, um espaço de paz e de reflexão. O dia foi de partilha, destacando-se a grande evolução que as bibliotecas escolares registaram, contabilizando-se, atualmente, 2426 bibliotecas escolares integradas na Rede. Estas bibliotecas permitem aos utilizadores o livre acesso aos documentos e à WEB, espaços confortáveis de trabalho e lazer e oportunidades de contacto com iniciativas culturais. Foram vários os testemunhos de experiências quer dos profissionais das bibliotecas, quer de jovens utilizadores que demonstraram não ser a biblioteca “um espaço acessório”, um espaço de “castigo”, mas antes “um espaço de inclusão que tem de estar no centro da escola”. São palavras do Secretário de Estado da Educação. E disse ainda:” Precisamos de tempo para as diferentes disciplinas se entrecruzarem na biblioteca, trabalhando em conjunto na realização de projetos”. O dia 14 de outubro é, também o dia em que se comemoram dois outros acontecimentos de grande importância na Educação em Portugal: a publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo e a criação do Plano Nacional de Leitura. O sucesso deste plano assentou em muito no trabalho promovido pelas Bibliotecas, onde, a par das obras estudadas em sala de aula, as crianças e jovens foram incentivados a ler por puro prazer. Foi sublinhado que só teremos adultos cultos e bons leitores se os hábitos de leitura forem desenvolvidos em terna idade, na utilização informal da biblioteca.

O Sr. Presidente da República veio transmitir uma mensagem de solidariedade para com a Rede de Bibliotecas Escolares, uma vez que, também ele é professor, foi bibliotecário e sempre promoveu o livro e a leitura. Mostrou grande satisfação pelos resultados dos estudos PISA, que colocam os nossos alunos do 1º ciclo acima da média europeia em termos de literacia da leitura; o mérito é repartido por todos os agentes educativos, poder local, mas, neste conjunto, destacam-se as bibliotecas escolares na promoção da leitura. Os professores têm de ser portadores de esperança, mesmo em tempo de crise. O Sr. Presidente prometeu apoiar todas as iniciativas do Governo em prol do desenvolvimento da educação, um dos principais pilares da civilização.

Não faltaram à chamada os “Construtores do futuro” diversos alunos com hábitos de leitura, que partilharam com Ricardo Araújo Pereira (moderador) e com a plateia as suas vivências de leitura e a sua participação em projetos promovidos nas suas bibliotecas. O Encontro terminou com a intervenção do diretor da Biblioteca Nacional da Argentina, Alberto Manguel – com a mediação do escritor Gonçalo M. Tavares. A partir da sua mítica biblioteca pessoal, Alberto Manguel, um dos mais conceituados bibliófilos do mundo, falou-nos do seu livro “Biblioteca à noite” em que conta tudo o que sabe sobre a história, o fascínio e os enigmas das bibliotecas.

Muito fica ainda por dizer deste Fórum XX Anos, em que o Agrupamento Dr. Francisco Fernandes Lopes esteve representado pelos docentes Constantino Sousa e Norberta Sousa, professora bibliotecária.

Norberta Sousa

Pin It

Informações

Orçamento Participativo da Escola 2024

OPE2024 Banner 1080x1920

» Página do OPE (www.opescolas.pt)

Desenvolvimento e apresentação das propostas: até dia 29 de fevereiro

 

 

Roteiro Desportivo do Concelho de Olhão

Roteiro Desportivo do Concelho de Olhão
Roteiro Desportivo do Concelho de Olhão (3ºJ)

Plataforma SIGA

 Folheto informativo

Ofício enviado aos encarregados de educação.

  

Candidatura à bolsa de mérito

CIRCULAR N.º 03 - 2023/24 - Candidatura à bolsa de mérito – ano letivo 2023/2024

   

Avaliação Interna

Ponto. - 2022/23 n.º 2 (newsletter)

Download (1 MB) / formato PDF

Contratações de Escola

Procurar

Parceiros e Certificações

 Membro da Rede das Escolas Associadas da UNESCO



ENPAREscola Saudável

Agência Portuguesa (PROALV)
http://www.proalv.pt/public/PortalRender.aspx?PageID={fca3e27e-2ae1-4ddb-b44a-f32523394236}
Erasmus+eTwinning
Escola Azul
 Selo
F1 in Schools 
 PISA 2025 Emblema
  International Astronomical Search Collaboration (IASC)CanSat Portugal
Plano Nacional de Cinema (PNC)

Escolas

  ES Dr. Francisco Fernandes Lopes   EB do 1º Ciclo/JI de Moncarapacho  
  Escola Secundária <br />Dr. Francisco <br>Fernandes Lopes Av. Dr. Francisco Sá Carneiro
8700-853 Olhão
  Escola Básica do 1º Ciclo/Jardim de Infância de Moncarapacho Avenida D. M.ª Rosa Dias
8700-082 Moncarapacho

Ver as Escolas do Agrupamento num mapa maior
           
  EB 2,3 Dr. António João Eusébio   EB do 1º Ciclo da Fuseta 
  Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. António João Eusébio Avenida D. M.ª Rosa Dias
8700-082 Moncarapacho
  Escola Básica do 1º Ciclo da Fuseta Rua S. Gonçalo de Lagos
8700-027  Fuseta 
           
  EB 2, 3 Dr. João Lúcio    JI da Fuseta 
  Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Dr. João Lúcio

Bias do Sul
8700-067 Moncarapacho

  Jardim de Infância da Fuseta  Rua S. Gonçalo de Lagos
8700-027  Fuseta  

© 2020 Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes
Desenvolvido em Joomla!
Sites antigos: ESFFL (2014) | JL (2014)Ficha Técnica

Go to top