XXXV Olimpiadas da Matemática
Exposição “Ver, sentir e interpretar”
Uma parte significativa das obras expostas surgem do desafio feito aos alunos na disciplina de Oficina de Artes, revelando diferentes abordagens, diferentes expressões, diferentes formas de sentir e de ver o que os rodeia, inspiradas em referências artísticas da Arte Contemporânea.
Estas pinturas realizadas sobre Olhão resultam da relação entre a arte da fotografia e a arte da pintura dos grandes mestres. Partindo dos registos fotográficos, realizados pelos alunos, cada um interpretou através da pintura, tendo como base o estudo das técnicas e da expressividade de cada estilo, bem como nas paletas de cor e texturas dos mestres da pintura contemporânea.
Visita de E.M.R.C. ao Parque Temático da “Kidzânia” em Lisboa
No dia 3 de março de 2017, os alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do 1.º Ciclo e 2.º Ciclo foram a Lisboa ao parque temático da Kidzânia. Apesar da longa viagem de autocarro, chegaram ao aeroporto da Kidzânia cheios de energia e prontos para descobrir e explorar a cidade.
Durante cinco horas os alunos foram realizando aprendizagens e puderam de forma lúdica e pedagógica experimentar algumas profissões entre as mais de sessenta disponibilizadas na cidade das crianças. Como todo o trabalho deve ser recompensado, foram pagos pelo seu esforço em kidZos (a moeda oficial da Kidzânia). Piloto de avião, escritor, apresentador de programas de televisão, investigador criminal, bombeiro, polícia, piloto de fórmula 1, músico, modelo, farmacêuticas… estas foram apenas algumas das profissões que desempenharam nesta visita. Com tanto trabalho nem houve tempo para descansar e se por acaso a fome aparecesse, os alunos iam-se empregar em locais onde podiam confecionar a sua própria comida como a escola de culinária, a fábrica de sumos, a pizzaria, a hamburgueria ou a fábrica de gelados.
Ler mais: Visita de E.M.R.C. ao Parque Temático da “Kidzânia” em Lisboa
Equipas do AEFFL apuram-se para as fase final do concurso de tecnologia Sitestar.pt
No seguimento da participação na 4.ª edição do concurso Sitestar.pt – iniciativa que convida os jovens a desenvolver e a divulgar conteúdos relevantes nas áreas da ciência e do conhecimento, da inclusão social, das expressões artísticas e do desporto e a publicá-los de forma criativa e inovadora. Assim como dar oportunidade às escolas de promover a criação de jornais digitais, para divulgação de atividades realizadas em âmbito escolar – quatro equipas do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes ficaram apuradas para a 2ª fase do mesmo.
As propostas das nossas equipas ficaram entre as 100 melhores para a construção de sites, passando, neste momento, a estar habilitadas a competir pelo prémio final: uma viagem ao IFA 2017 em Berlim, a maior feira de tecnologia da Europa.
Foram então apuradas as seguintes equipas para a fase final do concurso:
Categoria SABER & CIÊNCIA
- MPL Team (11.º B Curso Científico-Tecnológico) – Lisana Daniel, Matilde V. Lopes e Paulo do Ó;
- Os três mosqueteiros (2º D - Curso Profissional Técnico de Multimédia) – Ana Silva, Diogo Teixeira e Natacha Gomes.
Categoria FAZ DIFERENÇA
- Trash Guys (2º D - Curso Profissional Técnico de Multimédia) - Leonardo Eusébio, Rui Farinha e Wilson Silva.
Categoria JOVENS COM TALENTO
- Mó Stars (2º D - Curso Profissional Técnico de Multimédia) – Iara Lourenço, Mara Santos e Rúben Tomé.
- Damos desde já os parabéns a estas equipas com votos de bom trabalho para fase seguinte.
Papilomavírus Humano
No próximo dia 24 de fevereiro, sexta feira, realizar-se- -ão três sessões de esclarecimento/sensibilização sobre HPV e vacinação.
As atividades terão lugar no auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, pelas 09.25h, 10.30 h e 11.30 h. Cada sessão tem a duração de 50 minutos e os conteúdos são os mesmos em cada uma delas.
As inscrições encontram-se na sala dos professores. A cada sessão só poderão assistir 95 pessoas. As sessões serão realizadas por enfermeiras do Centro de Saúde de Olhão, da equipa de Saúde Escolar.
JORNAL ESCOLAR - O FAROL
Anteriores
Farol #10
Farol #11
Farol #12
Farol #13
Farol #14
Farol #15
Farol #16
Farol #17
Farol #18
Farol #19
Farol #20
Farol #21
Farol #22
Farol #23
Farol #24
Farol #25
Farol #26
Farol #27
Farol #28
Farol #29
Farol #30
Farol #31
Farol #32
Farol #33