No próximo dia 9 de fevereiro de 2016 celebra-se o Dia da Internet Mais Segura. Ao longo dos anos, a celebração deste dia tornou-se um evento marcante no calendário da segurança na Internet, sendo atualmente comemorado em mais de 100 países e em todos continentes. Este ano, o mote do Safer Internet Day 2016 é "Faz a tua parte por uma Internet melhor".
Para assinalar a ocasião o nosso agrupamento vai realizar, ao longo da semana nas escolas do Agrupamento, as seguintes atividades: - Quiz Sobre Segurança na Internet - Utilização da Aplicação Centro Internet Segura (disponível: Google Play | App Store) - Debates em sala de aula - Exibição de vídeos - Exposição de Cartazes " O que farias?" - Ações de sensibilização para as “boas práticas” da navegação online.
A exposição “(re)criações” reúne um conjunto de trabalhos individuais criados pelos alunos da área de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes – Olhão, nas disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes. Uma parte significativa da exposição, tem como base a famosa obra do artista espanhol Pablo Ruiz Picasso, o mural “guernica”, o qual descreve a brutalidade do bombardeamento pela aviação alemã, desta cidade basca em plena guerra civil espanhola. Os alunos foram desafiados a reinterpretar em tela de grandes dimensões, esta obra cubista. Passando pelo desenho, aguarela e pela pintura a óleo ou a acrílico, podem ser apreciadas técnicas artísticas aprendidas e trabalhadas por estes jovens ao longo dos 2 últimos anos letivos.
No passado dia 11 de janeiro de 2016, decorreu no auditório da Escola EB 2,3 Dr. António João Eusébio a cerimónia de entrega dos prémios de valor, mérito e excelência relativos ao ano letivo 2014 / 2015. Foram homenageados e agraciados alunos que revelaram um comportamento exemplar, espírito de entreajuda/companheirismo, expressão de solidariedade, responsabilidade, participação, iniciativa e empenho constantes nas atividades letivas, desportivas e culturais, curriculares e extracurriculares (quadro de valor) e / ou obtiveram resultados escolares dentro dos parâmetros exigidos para e entrada nos quadros de mérito e excelência.
Este ano letivo, no sentido de comemorar o centésimo aniversário do nascimento do patrono da escola celebrado no ano anterior; foi ainda criado um prémio especial denominado prémio do centenário que consistiu num incentivo monetário para os alunos que obtiveram uma média igual ou superior a 4,9 valores.
Na presença dos familiares de António João Eusébio que têm sempre demonstrado muita preocupação pela melhoria das condições da escola à qual o seu pai dá nome, tendo, neste ano letivo, financiado a reabilitação do campo de jogos da escola; foram presenteados com o primeiro prémio do centenário os seguintes alunos: Diogo Damásio e David Correia do 6º B; Mafalda Madureira do 7º A e ainda Diogo Graça e Tiago Eusébio do 7ºB.
A Direção do Agrupamento felicita todos os alunos premiados, os seus Encarregados de Educação, os seus professores, os funcionários da escola e todos os seus colegas por terem também contribuído para o seu sucesso e incentiva-os a continuar a trabalhar para alcançar os seus sonhos, deixando também uma palavra de apreço e gratidão aos familiares do nosso querido e saudoso patrono, António João Eusébio.
Estão abertas as inscrições para as 9ªs Francisquíadas. Consulta aqui o regulamento geral e os regulamentos específicos. Agora é contigo... Atreve-te e inscreve-te!
As provas realizar-se-ão nos dias 16, 17 e 18 de março de 2016.